O Glossário Cantar Mais, organizado alfabeticamente, apresenta-se como um auxiliar à compreensão de um conjunto de termos musicais específicos e outros relacionados com as práticas artísticas propostos no site, nomeadamente nas páginas das canções.
Procurou-se adaptar e simplificar a sua definição, de forma a poder ser usado como uma ferramenta formativa para os utilizadores com e sem formação musical, tentando, ainda assim, manter a correção científica.
Este Glossário foi elaborado a partir do Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994, e do Dicionário de Música I e II de Tomás Borba e Fernando Lopes-Graça, 2ªedição – 3ª Tiragem, Mário Figueirinhas Editor, 1996.
Designa a extensão de uma voz (ou de um instrumento) da nota mais grave à mais aguda.
É a nota ou grupo de notas que se executam no começo de uma frase musical, antes do tempo apoiado. É comum dizer-se, nesse caso, que uma peça musical, ou uma frase, tem uma entrada em anacrusa.
Medido pelo número de pulsações por minuto é a velocidade média de execução de uma obra musical.
É indicado na partitura pela indicação metronómica e/ou usando termos derivados da língua italiana como:
Grave, Largo, Lento ou Adagio - significando lento ou devagar.
Andante ou Moderato - significando “andante ou moderado”, nem rápido, nem lento.
Allegro, Vivace ou Presto - significando "alegre, vivo ou rápido" e equivalente a "muito depressa".
As indicações de mudanças de andamento mais utilizadas são:
Accelerando – aumento gradual do andamento
Rallentando ou Ritardando – diminuição gradual do andamento
Execução sucessiva das notas de um determinado acorde.
Adaptação de uma melodia e/ou uma peça para um conjunto instrumental ou vocal diferente daquele para que tinha sido composto originalmente. O termo é comum na linguagem do Jazz e da música ligeira, tendendo a significar instrumentação ou orquestração.