A melodia está na tonalidade de si menor (sem sensível) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2 – Si 3].
O motivo rítmico/melódico inicial da melodia, tem quatro notas repetidas e um intervalo de 4ª Perfeita (fa#/si, ascendente e descendente) que fazem parte das notas do acorde da Tónica (I grau). Tanto o final do antecedente como o consequente têm linhas melódicas descendentes quase exclusivamente com graus conjuntos.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico, com entradas em anacruse e exclusivamente constituído por 2 grupos de 4 semicolcheias seguidos de 4 colcheias.
O andamento é lento.
A canção tem uma só frase (A), com repetição do antecedente e do consequente (aabb).
A frase é cantada três vezes, já que a canção tem três estrofes, adaptando-se a linha rítmica à prosódia do texto no consequente (b), podendo por isso ser considerada a forma AA’A’.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. A A A Interl. A A A.
A instrumentação inclui percussões africanas, guitarra, acordeão e contrabaixo.
O arranjo é caracterizado pelo contraste estilístico e de textura entre as duas partes da melodia: A com carácter étnico (flautas e percussões) e B com guitarra (a contratempo) e contrabaixo.
A canção é cantada duas vezes, antecedida de dois momentos instrumentais, a introdução e o interlúdio. A introdução inicia-se com as flautas e percussões. Na primeira volta da canção não existe suporte harmónico. Na repetição da canção, o percurso harmónico é suportado pela guitarra acústica, caracterizado pelas funções tonais do modo menor natural (I-ii-v), remetendo a dominante menor para um ambiente modal (Nota: a escala de si menor natural é uma transposição do modo de lá, pelo que a melodia pode ser considerada modal e não tonal)
O senhor do meio
julga que é alguém,
é um rapazinho
que nem barba tem.
Ó senhor do meio,
ande ligeirinho,
se não quer ficar
no meio sozinho.
O senhor do meio
é bem bonitinho,
e para dançar
tem certo jeitinho.