Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Tradicionais

Ó Rosinha do meio

Ó Rosinha do meio é uma canção tradicional portuguesa de caráter regional cantada na região do Minho (Trás-os-Montes e Alto Douro) com uma temática relacionada com a atividade económica rural (ambiente campesino). Região na qual sucessivas gerações residentes sempre viveram da agricultura e da pastorícia estando, no presente caso, associada à cultura dos cereais (centeio), que vai desde a sementeira à colheita. Ainda no mesmo âmbito, a canção retrata uma temática relacionada com as segadas do centeio, um momento de muito trabalho em que os trabalhadores trabalhavam de sol a sol para ganharem a jeira. Para enganarem o corpo e entreterem a mente, homens e mulheres, cantavam e riam-se para tornar o trabalho menos árduo, estando aqui presente a temática do namoro e amor centrado numa personagem chamada Rosinha.

GÉNERO MUSICAL

 

Ouvem o arranjo da canção (versão áudio Melodia e acompanhamento) para descobrirem o que estão a ouvir e identificarem a melodia da canção.

Interpelar: que instrumentos ouviram? Conhecem?

Cantam interiormente a canção com o arranjo, para ficarem mais seguros, ouvem 2 ou 3 vezes.

Em seguida, iniciam processo de memorização das estrofes.

Por outro lado, explorar com as crianças o conceito de Música Popular e as diferenças regionais:

  • O que é uma canção sobre o trabalho rural
  • Para que serve uma canção de trabalho rural
  • Que canções sobre a vida rural conhecem; se os pais ou família costumam cantar canções relacionadas com a vida no campo.

- Ouvir exemplos de canções relacionadas com o trabalho no campo (tradicionais ou outras, por ex. “ Milho Verde”).

 

 

 

TEXTO E RITMO

 

Ouvir todo o poema e falar sobre o que ouviram. Como será? Podemos desenhá-lo? Sobre o texto, por exemplo, o que é o centeio? O que se faz com o centeio?

Reproduzir o poema, frase a frase, com o ritmo do texto. Pedir ao grupo para inventar gestos para cada frase e escolherem o que acharem que fica melhor no texto. Todos dizem o poema com ritmo e gestos.

 

  • Exploração do ritmo do texto: dividir o grupo e estabelecer um padrão rítmico para cada grupo em que o grupo 1 canta as estrofes do A e o grupo 2 canta as estrofes do B.

 

  • Ex: Grupo 1 – Ó Rosinha, ó Rosinha do meio / Grupo 2 – O centeio, o centeio, a cevada
  • Interpretar os padrões estabelecidos separadamente.

 

 

MELODIA E FORMA

 

Identificação de frases melódicas, sem texto: cantar (ou fazer ouvir) uma frase da canção à escolha (A, B). Pedir para as crianças repetirem. De seguida, cantar (ou fazer ouvir) toda a canção e as crianças identificam a frase selecionada com um gesto previamente combinado.

 

 

SABER MAIS

 

Ouvir outras interpretações da canção:

 

Rancho Folclórico Rosas de Alegria – Sesmarias - Leiria

 

Concertistas de Góis Sem Eira Nem Beira

 

Trovas a Toa

 

Com acordeão

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Ó Rosinha do meio

 

Ó Rosinha, ó Rosinha do meio,

Vem daí comigo malhar o centeio.

O centeio, o centeio, a cevada,

Ó Rosinha minha namorada.

 

Ó Rosinha, ó Rosinha trigueira,

És a mais bonita garota da eira.

Lá na eira, malhando a cevada,

Ó Rosinha ficas mais corada.

TAGS
amor centeio cereais agricultura
A Minha Lista