Ouvem o arranjo da canção (versão áudio Melodia e acompanhamento) para descobrirem o que estão a ouvir e identificarem a melodia da canção.
Interpelar: que instrumentos ouviram? Conhecem?
Cantam interiormente a canção com o arranjo, para ficarem mais seguros, ouvem 2 ou 3 vezes.
Em seguida, iniciam processo de memorização das estrofes.
Por outro lado, explorar com as crianças o conceito de Música Popular e as diferenças regionais:
- Ouvir exemplos de canções relacionadas com o trabalho no campo (tradicionais ou outras, por ex. “ Milho Verde”).
Ouvir todo o poema e falar sobre o que ouviram. Como será? Podemos desenhá-lo? Sobre o texto, por exemplo, o que é o centeio? O que se faz com o centeio?
Reproduzir o poema, frase a frase, com o ritmo do texto. Pedir ao grupo para inventar gestos para cada frase e escolherem o que acharem que fica melhor no texto. Todos dizem o poema com ritmo e gestos.
Identificação de frases melódicas, sem texto: cantar (ou fazer ouvir) uma frase da canção à escolha (A, B). Pedir para as crianças repetirem. De seguida, cantar (ou fazer ouvir) toda a canção e as crianças identificam a frase selecionada com um gesto previamente combinado.
Ouvir outras interpretações da canção:
Rancho Folclórico Rosas de Alegria – Sesmarias - Leiria
Concertistas de Góis Sem Eira Nem Beira
Ó Rosinha, ó Rosinha do meio,
Vem daí comigo malhar o centeio.
O centeio, o centeio, a cevada,
Ó Rosinha minha namorada.
Ó Rosinha, ó Rosinha trigueira,
És a mais bonita garota da eira.
Lá na eira, malhando a cevada,
Ó Rosinha ficas mais corada.