A melodia está na tonalidade de Mi b M e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si b 2 – Si b 3].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M), 4ª P, 5ª P (uma, na 2ª parte) e 6ª m (uma, na 1ª parte)
Tem linhas melódicas similares nos antecedentes e consequentes de cada frase.
A melodia está escrita no compasso 3/8 que, sentido à colcheia, é ternário de tempos de divisão binária.
As indicações metronómicas de colcheia=130 (na 1ª parte) e colcheia=220 na 2ª parte, permitem sentir “a 1”, caso em que o compasso passa a ser unitário, de tempos de divisão ternária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias. Todos os antecedentes e consequentes têm linhas rítmicas semelhantes ou idênticas e todos têm entradas em anacruse.
O andamento é rápido, se sentido à colcheia (compasso ternário) ou moderado, se sentido à semínima com ponto (compasso unitário).
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABB), sendo a parte A constituída por (aa’) e a parte B por (bb’).
O conjunto AABB é cantado duas vezes, já que a canção tem duas estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AABB AABB Coda.
A instrumentação inclui Piano (melodia), uma secção de sopros de metal (Trompetes, Trombones, Trompas), Contrabaixo e Bateria (Jazz "brush").
O percurso harmónico na introdução (em estilo blue) começa com a linha do baixo com as notas do primeiro tetracorde da tonalidade, iniciando o percurso harmónico no IV grau seguido pelo I grau na primeira inversão e por aproximação cromática ao ii grau finalizando na tónica (IV-I6-ii-I).
O arranjo da canção ao longo das duas estrofes é caracterizado por um percurso harmónico simples na parte A (I-ii-V-I) e na parte B (I-ii-V-iii-vi-ii-V-I). A coda tem um improviso ao piano que segue os percursos harmónicos de A e B, sem repetições. O arranjo tem um caráter jazzístico, em tempo de valsa, em que as características principais do arranjo são a entrada sucessiva de instrumentos, tornando a textura mais densa, e o contraste de andamento e ritmo (por diminuição) entre 1º e o 2º versos.
Ó Rosinha, ó Rosinha do meio,
Vem daí comigo malhar o centeio.
O centeio, o centeio, a cevada,
Ó Rosinha minha namorada.
Ó Rosinha, ó Rosinha trigueira,
És a mais bonita garota da eira.
Lá na eira, malhando a cevada,
Ó Rosinha ficas mais corada.