Ouvem o arranjo da canção (versão áudio Melodia com acompanhamento) para descobrirem o que estão a ouvir e identificarem a melodia da canção.
Interpelar: Que instrumentos ouviram? Conhecem?
Cantam interiormente a canção com o arranjo, para ficarem mais seguros, ouvem 2 ou 3 vezes.
Em seguida, iniciam processo de memorização das estrofes.
Explorar com as crianças o conceito de Música Tradicional e diferenças regionais:
Ouvir todo o poema e pedir para falarem sobre o que ouviram. Como será? Podemos desenhá-lo? O professor faz perguntas sobre o texto, por exemplo, o que é o milho? O que se faz com o milho?
Reproduzir o poema frase a frase com o ritmo do texto. Pedir ao grupo para inventar gestos para cada frase e escolher o que acharem que fica melhor no texto. Todos dizem o poema com ritmo e gestos.
Ouvir a versão áudio Melodia com acompanhamento.
Reproduzir frase por frase a melodia com boca fechada.
Reproduzir frase por frase a melodia com a sílaba 'pam'.
Identificar as frases iguais e diferentes.
Cantar toda a canção com a letra.
Ouvir outros arranjos desta canção:
Coro Sinfónico Lisboa Cantat - O Milho da Nossa Terra (Beira-Alta) arranjo Fernando Lopes Graca
O Milho da Nossa Terra - Coro da Universidade de Lisboa
Romeiros (Ourém) - O milho da nossa terra
O milho da nossa terra,
Ai, o milho da nossa terra,
É tratado com carinho.
É a riqueza do povo,
Ai, é a riqueza do povo,
É o pão dos pobrezinhos.
É a riqueza do povo,
Ai, é a riqueza do povo,
É o pão dos pobrezinhos.