A melodia está na tonalidade de Dó M e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Dó 3 – Dó 4].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M), 4ª P e 6ª m na ligação do antecedente do consequente da 1ª frase. Cada uma das frases é semelhante no início, sendo que diferem nos consequentes.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e todas as frases entram em anacruse. A 1ª frase tem sincopas, colcheias pontuadas e semicolcheias, enquanto que a 2ª frase tem quase exclusivamente pares de colcheias ou de colcheia pontuada seguida de semicolcheia.
O andamento é lento (Adágio), sem variações.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABB), sendo a parte A constituída por (aa’) e a parte B por (a’’b).
O conjunto AABB é cantado três vezes, já que a canção tem três estrofes.
Na repetição das frases melódicas há pequenas alterações rítmicas resultantes da adaptação ao texto.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AABB AABB AABB Coda.
É uma fusão entre a paisagem sonora, representada pelos timbres não convencionais (barulhar das ondas), e apontamentos melódicos que lhe conferem centro tonal e suportam harmonicamente a melodia.
Marinheiro que andas no mar,
eu também sou marinheiro.
Toma lá esta cartinha,
vai levar ao Zé Padeiro.
Vai levar ao Zé Padeiro,
se não vais, a culpa é tua.
Quem não tem aqui amores
põe o chapéu, vai prà rua.
Põe o chapéu, vai prà rua,
põe o chapéu, vai-se embora.
Eu não tenho aqui o meu,
faço o mesmo em qualquer hora.