A melodia está na tonalidade de fá menor harmónica (com sensível, i.e. o sétimo grau está alterado ascendentemente) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si b 2 – Si b 3].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M), 4ª P e 6 m (ascendentes), e 5ª P (descendente).
A melodia está escrita no compasso 3/4, ternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e exclusivamente escrito em colcheias, com mínimas nos finais de frases.
O andamento é moderado, sem variações. Destaca-se a interpretação rubato na primeira vez que se canta a parte B.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABB).
O conjunto AABB é cantado duas vezes, com o mesmo texto.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AA BB AA BB
O arranjo apresenta timbres muito usuais na música tradicional portuguesa, como é o caso do baixo e das guitarras, mas podem ouvir-se também um Saz (instrumento de cordas de origem Persa) e um xilofone, muito associado aos instrumento das salas de aulas, assim como pequenas percussões, mais especificamente, a pandeireta e um Frame Drum (instrumento similar a um tamborim). No arranjo da canção contrapõem-se duas técnicas de guitarra diferentes: num caso, ouvem-se os arpejos dedilhados, e no outro os acordes.
Nota: Guitarra clássica (dedilhada) por João Tiago Oliveira
Josezito,
já te tenho dito
que não é bonito
andares-m´a enganar!
Chora agora,
Josezito, chora,
que me vou embora
pra não mais voltar!