A melodia está na tonalidade de Ré maior e tem um âmbito de 5ª Perfeita [Ré 2 – Lá 3].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M) e 5ª (Perfeita). A melodia desenvolve-se essencialmente por graus conjuntos.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, com a excepção de alguns ritmos pontuados.
O andamento é Moderato, sem variações.
Forma estrófica (A).
A canção tem apenas uma frase musical que se repete com diferentes textos.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Intro| A | A | A | Coda||.
O arranjo inicia-se com uma introdução onde ouvimos a harpa irlandesa e o xilofone que toca a melodia. No acompanhamento da canção pode ouvir-se: xilofone e contrabaixo (em pizzicato). Esta instrumentação é mantida até ao final da canção, sendo que na secção Coda se acrescenta o jogo de sinos e a flauta de bisel.
Ao passar a ribeirinha
Pus o pé, molhei a meia,
Pus o pé, molhei a meia,
Pus o pé, molhei a meia.
Namorei na minha terra
Fui casar a terra alheia,
Fui casar a terra alheia,
Fui casar a terra alheia.
Fui casar a terra alheia
Por não querer casar na minha.
Pus o pé, molhei a meia,
Ao passar a ribeirinha.