A melodia está na tonalidade de ré menor harmónica (com sensível, i.e. o sétimo grau está alterado ascendentemente) e tem um âmbito de 9ª menor [Lá 2 – Si b 3].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M), 4ª P e 5ª (diminuta e Perfeita). Aparecem os arpejos do acorde de tónica (ascendente e descendente) e da dominante (descendente, com e sem fundamental, e com e sem sétima do acorde).
A melodia está escrita no compasso 6/8, binário de tempos de divisão ternária .
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, sentindo-se com facilidade a divisão ternária do tempo.
O andamento é lento (Adágio), sem variações.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABB).
O conjunto AABB é cantado três vezes, já que a canção tem três estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AA BB AA BB AA BB.
O arranjo, de sonoridade acústica e com uma textura progressivamente mais densa, inicia-se com uma introdução onde ouvimos a guitarra e o wind chime. Seguidamente entra o piano que acompanha a guitarra que executa a melodia principal. Na segunda estrofe, surge a bateria interpretada em vassouras. Esta instrumentação é mantida até ao final da canção.
Oh, que lindos olhos tem,
ai, a filha da moleirinha.
Tão mal empregada ela
andar ao pó da farinha!
Trigueirinha me chamaste,
ai, eu de sangue não o sou.
Isto de andar à farinha,
foi o sol que me crestou!
Trigueirinha me chamaste,
ai, por isso não me zanguei.
Trigueira é a pimenta
e vai à mesa do rei!