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Tradicionais

A moda da Rita

Canção tradicional portuguesa de caráter regional, cantada na região de Serpa. O tema está centrado numa personagem, a Rita e evoca as suas características e qualidades musicais. 

O ensino e aprendizagem desta canção pode ser concretizado de diversos modos e com estratégias diversificadas que exemplificamos aqui.

 

Para 'A moda da Rita'  propõem-se as seguintes atividades:

 

RITMO, MELODIA E TEXTO

 

Uma primeira abordagem à audição da canção pode ser acompanhada por um jogo de movimento centrado na exploração do espaço, que poderá refletir as diferenças de movimentação rítmica que se percebem no acompanhamento instrumental:

 

- Movimentação livre com diferentes modos de exploração do espaço (alternando consoante o número de palmas executadas pelo orientador):

  • Ao ouvir-se bater uma palma o grupo movimenta-se livremente pelo espaço (explorando-o em cima, no meio, em baixo, atrás e aos lados, podendo ampliar-se este efeito usando um lenço colorido); 
  • Ao ouvirem duas palmas, movimentam-se em câmara lenta (por ex. na primeira parte da estrofe, mais pausada a nível instrumental).
  • Ao ouvirem três palmas, as crianças continuam a movimentar-se mas formando uma roda (pode servir de transição para o início da aprendizagem da canção).

 

 

Com a versão melodia e acompanhamento:

 

  1. O professor diz o texto da canção (sem ritmo), verso a verso, de forma expressiva. As crianças repetem em eco.
  2. Interpretam o texto da canção, lançando questões relacionadas com o mesmo, como por exemplo: o que é uma “moda”? qual o nome da personagem de que nos fala a canção?
  3. O professor canta o primeiro verso da canção (melodia+texto) com ou sem acompanhamento. As crianças repetem em eco.
  4. As crianças interpretam vocalmente a canção, tendo como apoio a orientação do professor que acompanha articulando o texto da canção sem emitir som de forma a poder ouvi-las.

As crianças interpretam a canção com a versão melodia e acompanhamento.

 

 

MELODIA E FORMA

 

A melodia é estruturada em quatro frases que podemos designar pelas letras: AA BB'. Para identificar e reconhecer esta estrutura, pode desenvolver-se a seguinte atividade, apoiada pelos excertos áudio abaixo:

 

  1. Cortar e distribuir por cada criança quatro tiras retangulares de dimensões iguais de papel colorido: duas de cor igual para as frases AA (ex.: vermelhas) e duas tiras de cores mais próximas para corresponderem às frases BB' (ex.: azul-claro e azul-escuro).
  2. Cantar com sílaba neutra (ou ouvir com a versão melodia e acompanhamento) as duas partes melódicas da canção (AA e BB'), perguntando em seguida se lhes parecem iguais ou diferentes. Fazer notar que no caso das frases melódicas B e B' só a última nota é diferente, conclusiva (B').
  3. Associar e organizar as tiras coloridas (ex. vermelho, vermelho, azul-claro, azul-escuro) das frases melódicas, primeiro com a versão melodia e acompanhamento e depois com a versão voz e acompanhamento.

 

Estrutura melódica da canção

A
A
B
B'

 

 

Reconhecimento auditivo de partes do arranjo da canção

Ouvir separadamente a secção correspondente à introdução (Introd.) e à estrofe (AABB'), perguntando em seguida qual das partes surge primeiro no arranjo da canção.

Estrofe
AABB'
Introd.
Introdução

 

Com base na estrutura formal do arranjo da canção, interpretá-la explorando diferentes dinâmicas (pianíssimo, piano, forte) em cada parte da canção, promovendo uma participação ativa de todo o grupo.

 

Introdução| AABB’| AABB’| AABB’| Interlúdio| AABB’| AABB’| AABB’

 

 

RITMO E TIMBRE

 

Definir um ritmo de acompanhamento, por ex.:

 

 

  1. O professor entoa duas vezes seguidas a célula rítmica com as sílabas indicadas. As crianças repetem em eco.
  2. O professor executa o ritmo sobre a mesa, atribuindo a sílaba 'Tum' a uma mão e o 'Ta' a outra.  As crianças repetem em eco.
  3. Depois das crianças conseguirem reproduzir o ostinato a partir da célula rítmica sugerida, respeitando a pulsação e demonstrando sincronização no grande grupo, o professor propõe-lhes que selecionem instrumentos com dois timbres diferentes para o executarem (ex.: bongós, bloco de dois sons, etc.).

 

Com a versão melodia e acompanhamento, identificar e reconhecer pelo timbre o instrumento que toca a melodia (flauta de bisel). Procurar identificar outros instrumentos que participam no arranjo da canção (ex: guitarra, acordeão, bateria e baixo).

 

 

SABER MAIS

 

Ouvir outras interpretações da canção e identificar semelhanças ou diferenças a nível de: instrumentos, vozes, género musical, tempo e forma, entre outras.

(Sugestão: A moda da Rita pelo Coro de Câmara de Setúbal).

 

O termo “moda” é utilizado em todo o território nacional, especialmente em zonas rurais, para designar composições musicais (geralmente canções) e coreográficas que se caracterizam por formas, estilos e funções diversas (ex.: “moda de baile”, “moda de roda”, “moda a dois passos”, etc.). No Alentejo, designa-se por “moda” o género vocal polifónico que enforma o canto alentejano.

Abordar e apresentar exemplos destas tipologias musicais.

Ficha da canção
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Pauta
Letra

A moda da Rita

 

Esta é que era a moda

que a Rita cantava.

Lá na Praia Nova, olaré,

ninguém lhe ganhava!

 

Ninguém lhe ganhava,

ninguém lhe ganhou.

Esta é que era a moda, olaré,

que a Rita cantou! 

 

Esta é que era a moda

que a Rita cantou.

Lá na Praia Nova, olaré,

ninguém lhe ganhou!

 

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