O ensino e aprendizagem desta canção pode ser concretizado de diversos modos e com estratégias diversificadas que exemplificamos aqui.
Para 'A moda da Rita' propõem-se as seguintes atividades:
Uma primeira abordagem à audição da canção pode ser acompanhada por um jogo de movimento centrado na exploração do espaço, que poderá refletir as diferenças de movimentação rítmica que se percebem no acompanhamento instrumental:
- Movimentação livre com diferentes modos de exploração do espaço (alternando consoante o número de palmas executadas pelo orientador):
Com a versão melodia e acompanhamento:
As crianças interpretam a canção com a versão melodia e acompanhamento.
A melodia é estruturada em quatro frases que podemos designar pelas letras: AA BB'. Para identificar e reconhecer esta estrutura, pode desenvolver-se a seguinte atividade, apoiada pelos excertos áudio abaixo:
Estrutura melódica da canção
Reconhecimento auditivo de partes do arranjo da canção
Ouvir separadamente a secção correspondente à introdução (Introd.) e à estrofe (AABB'), perguntando em seguida qual das partes surge primeiro no arranjo da canção.
Com base na estrutura formal do arranjo da canção, interpretá-la explorando diferentes dinâmicas (pianíssimo, piano, forte) em cada parte da canção, promovendo uma participação ativa de todo o grupo.
Introdução| AABB’| AABB’| AABB’| Interlúdio| AABB’| AABB’| AABB’
Definir um ritmo de acompanhamento, por ex.:
Com a versão melodia e acompanhamento, identificar e reconhecer pelo timbre o instrumento que toca a melodia (flauta de bisel). Procurar identificar outros instrumentos que participam no arranjo da canção (ex: guitarra, acordeão, bateria e baixo).
Ouvir outras interpretações da canção e identificar semelhanças ou diferenças a nível de: instrumentos, vozes, género musical, tempo e forma, entre outras.
(Sugestão: A moda da Rita pelo Coro de Câmara de Setúbal).
O termo “moda” é utilizado em todo o território nacional, especialmente em zonas rurais, para designar composições musicais (geralmente canções) e coreográficas que se caracterizam por formas, estilos e funções diversas (ex.: “moda de baile”, “moda de roda”, “moda a dois passos”, etc.). No Alentejo, designa-se por “moda” o género vocal polifónico que enforma o canto alentejano.
Abordar e apresentar exemplos destas tipologias musicais.
Esta é que era a moda
que a Rita cantava.
Lá na Praia Nova, olaré,
ninguém lhe ganhava!
Ninguém lhe ganhava,
ninguém lhe ganhou.
Esta é que era a moda, olaré,
que a Rita cantou!
Esta é que era a moda
que a Rita cantou.
Lá na Praia Nova, olaré,
ninguém lhe ganhou!