Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Ciclo Eugénio de Andrade - O Lagarto

O Lagarto é um poema de Eugénio de Andrade, musicado por Manuela Encarnação e com arranjo para voz e piano da autoria de Carlos Garcia.

Este poema e outros poemas para crianças, dedicados pelo poeta ao seu afilhado Miguel, foram publicados em 1986 sob o título Aquela Nuvem e Outras.

No poema, escrito para crianças mas com outras camadas de interpretação, encontramos uma crítica ao mundo dos adultos, neste caso, a um certo tipo de políticos.

Língua Portuguesa

 

  • Ler e interpretar o poema utilizado na canção.
  • Visitar uma biblioteca e descobrir o livro "Aquela nuvem e outras"(Plano Nacional de Leitura), de onde foi extraído este poema.

 

Estudo do Meio

 

  • Pesquisar e descobrir sobre  características dos lagartos, nomeadamente sobre as suas características físicas e comportamentais que podem estar relacionadas com a escolha do animal como personagem central do poema da canção.

 

Expressão Plástica e Dramática

 

  • Construir um cenário ou uma projeção multimédia para a canção, procurando que o conteúdo seja representativo da interpretação que se faz do poema, em particular, ou de uma visão mais abrangente do Ciclo Eugénio de Andrade, a que pertence.

 

Dança

 

  • A partir das propostas coreográficas apresentadas na secção Dançar Canções, explorar os movimentos e criar uma coreografia para cada canção do Ciclo.

 

Criar +

 

A canção faz parte de um conjunto de 6 que formam este Ciclo Eugénio de Andrade.

Apresentada em conjunto com as restantes, numa apresentação, poderá assumir a forma de um teatro musical.

Para operacionalizar uma apresentação conjunta das canções do Ciclo sugerimos a elaboração participada de um guião para o espetáculo. Poderá ser constituido por seis momentos, um para cada canção.

Cada canção poderá ser trabalhada individualmente ao longo do tempo visando, no final a apresentação integrada num espetáculo. 

Neste sentido, e integrando os saberes resultantes da exploração das áreas referidas acima ou partindo dos elementos presentes nas letras das canções, ou até outros inventados, poderão dar forma e enriquecer a interpretação deste Ciclo Eugénio de Andrade os seguintes elementos, entre outros:

  • Diálogo falado;
  • Representação;
  • Dança ou movimento;
  • Cenários e adereços;
  • Projeções multimédia;
  • Definição e caracterização de personagens.

 

BOM ESPETÁCULO!

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

O Lagarto

 

Vejam que janota

o lagarto vem!

Parece um ministro.

Irá a Belém?

Vem do costureiro?

Vem de trabalhar?

Que pergunta tola:

vem só de almoçar.

E que bem comeu

o nosso janota!

Quem seria o parvo

que pagou a conta?

TAGS
Eugénio de Andrade, animais, Garcia, PNL
A Minha Lista