A partir desta outra versão da canção, com um arranjo diferente:
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. Sugerimos, como indutor, a utilização de sons que representem animais ou outras sonoridades naturais, como o som do vento.
(Orientações para desenvolver esta exploração podem ser encontradas nestas propostas de aprendizagem do Cantar Mais: Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, só com o texto declamado, expressivamente e, depois, cantando. Nas estratégias e técnicas para o ensino das canções do Cantar Mais temos, entre outras, estas sugestões:
3. Reconhecer e praticar a entrada das vozes utilizando as versões Voz e acomp. e Acompanhamento, de modo a apropriar-se a forma da canção.
4. Interpretar a canção completa de forma expressiva.
Para enriquecer a descoberta desta canção, visitar o conjunto de propostas de exploração para OUVIR, FAZER e CRIAR e OUTROS SABERES no outro som que este Inverno tem.
Aprofundar o conhecimento sobre a obra e a vida do escritor Eugénio de Andrade, neste documentário, neste site do Instituto Camões ou ainda site do Plano Nacional de Leitura
Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.
Vem de sobretudo,
vem de cachecol,
o chão onde passa
parece um lençol.
Esqueceu as luvas
perto do fogão:
quando as procurou
roubara-as um cão.
Com medo do frio,
encosta-se a nós:
dai-lhe café quente
senão perde a voz.
Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.