1. Iniciar a audição da canção com a versão instrumental (acompanhamento):
1.1. Após a parte inicial (som da chuva) pedir aos alunos que caminhem pelo espaço na pulsação e a partir do momento em que o bloco de dois sons começa a tocar;
1.2. Com um instrumento que produza um timbre contrastante e forte (triângulo, címbalos, sinos, prato suspenso...), o professor toca no momento em que deseja que os alunos parem e iniciem a marcha. Estas paragens poderão ser feitas de acordo com a música ou não, de modo a desenvolver o sentir interior da pulsação;
1.3. Para facilitar, um aluno com um bloco de dois sons poderá tocar na pulsação ao longo da música;
1.4. A caminhada na pulsação poderá ser feita individualmente ou a pares, para a frente, para trás ou ambas. Quando feita a pares, juntar alunos com diferentes níveis de dificuldade;
1.5. Repetir a estratégia utilizando a versão com voz.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.);
2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro só com o texto e depois cantando, utilizando o método de pergunta-resposta (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções).
Antes de iniciada a canção ou durante o início da canção poderá ser criada uma atmosfera sonora de chuva com recurso à percussão corporal.
1. Demonstrar, seguido de repetição, alguns timbres corporais que façam lembrar sons da chuva.
Exemplos:
- Esfregar as mãos;
- Estalinhos de dedos;
- Bater com dois dedos na palma das mãos;
- Bater nas pernas;
- Saltar (trovões).
1.1. Consulte o vídeo seguinte, do músico e pedagogo Fernando Barba, fundador do grupo Barbatuques, que demonstra outras possibilidades:
Vídeo de Percussão Corporal - Fernando Barba
2. Escolher 3 a 4 timbres com intensidades diferentes. Exemplo: Esfregar as mãos, estalinhos, bater de pernas e saltar;
3. Dividir o grupo em três com aproximadamente o mesmo número de elementos;
4. A performance do grupo poderá ser semelhante à apresentada neste vídeo.
5. Para atingir um efeito semelhante em palco a utilização de um PA (Public Address System) e luzes é essencial.
Esta canção é a segunda de um conjunto de 5 canções do Ciclo do Dia de Natal concebido e composto para o Cantar Mais pelo compositor e pianista Carlos Garcia. Poderá ser apresentada em conjunto com as restantes num espetáculo que poderá assumir a forma de um teatro musical.
Neste sentido, partindo de elementos presentes nas letras das canções ou outros inventados, poderá ser acrescentado à interpretação deste Ciclo de Natal:
Biografia do compositor da música da canção, Carlos Garcia:
http://www.carlosgarcia.pt/bio
Outras obras do compositor:
Biografia do escritor Fernando Pessoa, autor do poema utilizado na letra da canção:
http://multipessoa.net/labirinto/vida-e-obra/1
Outros poemas de Fernando Pessoa:
http://arquivopessoa.net/textos/
Canção "Há uma música do povo" baseada num outro poema de Fernando Pessoa e com a interpretação de Mariza.
Chove. É dia de Natal.
Lá para o Norte é melhor:
Há a neve que faz mal.
E o frio que ainda é pior.
E toda a gente é contente
Porque é dia de o ficar.
Chove no Natal presente.
Antes isso que nevar.
Pois apesar de ser esse
O Natal da convenção,
Quando o corpo me arrefece
Tenho o frio e Natal não.
Deixo sentir a quem quadra
E o Natal a quem o fez,
Pois se escrevo ainda outra quadra
Fico gelado dos pés.