(Nota: Dado tratar-se de um ciclo de canções, e não obstante a canção poder ser trabalhada individualmente ou integrada, deve referir-se que esta canção faz parte de uma obra constituída por um conjunto de sete canções.)
Reconhecer as diferentes partes da canção.
Dialogar sobre os timbres e instrumentos que se ouvem na peça.
Dialogar sobre o texto cantado.
Escutar e reconhecer as diferenças entra as frases A e B, relevando a diferença de interpretação e expressão: a frase A mais legato e a frase B em staccato.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal.
(Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, só com o texto declamado, expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
3. Reconhecer e praticar a entrada das vozes utilizando as versões de Voz e acomp. e de Acompanhamento, de modo a apropriar-se a forma da canção.
Esta canção é a sexta de um conjunto de 7 canções da obra "Canto em ti", concebido e composto para o Cantar Mais pela compositora Sara Carvalho. Poderá ser apresentada em conjunto com as restantes canções do ciclo, num espetáculo que poderá assumir a forma de um teatro musical.
Neste sentido, partindo de elementos presentes nas letras das canções ou outros inventados, poderá ser acrescentado à interpretação desta canção:
Sobre a compositora Sara Carvalho e a Orquestra Filarmonia das Beiras, que interpretou a peça.
Sobre a autora do poema, Luísa Ducla Soares.
Se me deres
a lapiseira
dou-te um gomo de maçã.
Se me deres
um livrinho
dou-te as asas de uma rã.
Se me deres
uma boneca
dou-te a flor que dá a lã.
E se eu
não te der nada?
Largo aqui uma galinha
para te dar uma dentada.