(Nota: Dado tratar-se de um ciclo de canções, e não obstante a canção poder ser trabalhada individualmente ou integrada, deve referir-se que esta canção faz parte de uma obra constituída por um conjunto de sete canções.)
Reconhecer as diferentes frases da canção.
Dialogar sobre os timbres e instrumentos que se ouvem na peça e o efeito sonoro utilizado na flauta transversal.
Dialogar sobre o texto cantado.
Escutar e reconhecer as diferenças de movimento (descendente e ascendente) na entrada da frase A e da frase B, relevando a entrada em anacrusa.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal.
(Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, só com o texto declamado, expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
Esta canção é a quinta de um conjunto de 7 canções da obra "Canto em ti", concebido e composto para o Cantar Mais pela compositora Sara Carvalho. Poderá ser apresentada em conjunto com as restantes canções do ciclo, num espetáculo que poderá assumir a forma de um teatro musical.
Neste sentido, partindo de elementos presentes nas letras das canções ou outros inventados, poderá ser acrescentado à interpretação desta canção:
Sobre a compositora Sara Carvalho e a Orquestra Filarmonia das Beiras, que interpretou a peça.
Sobre a autora do poema, Luísa Ducla Soares.
No canto da quinta
o melro cantava
um canto no canto
que me encantava.
O canto voava
pelos cantos das casas
e os cantos parados
ficavam com asas.