Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Canto em ti - 5. Canto

"Canto" é a quinta canção da obra "Canto em ti", concebida e composta para o Cantar Mais pela compositora Sara Carvalho, com poemas de Luísa Ducla Soares. A obra é constituída por um conjunto de sete canções e quatro pequenos interlúdios instrumentais, designados por "buracos negros", que funcionam como elementos de interligação.

OUVIR

(Nota: Dado tratar-se de um ciclo de canções, e não obstante a canção poder ser trabalhada individualmente ou integrada, deve referir-se que esta canção faz parte de uma obra constituída por um conjunto de sete canções.) 

 

 

1. Sobre a canção

 

  • Reconhecer as diferentes frases da canção. 

  • Dialogar sobre os timbres e instrumentos que se ouvem na peça e o efeito sonoro utilizado na flauta transversal.

  • Dialogar sobre o texto cantado.

  • Escutar e reconhecer as diferenças de movimento (descendente e ascendente) na entrada da frase A e da frase B, relevando a entrada em anacrusa. 

 

Fazer +

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal.

(Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, só com o texto declamado, expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado, mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves).
  • Cantar os intervalos referidos anteriormente para reconhecer o movimento melódico e enquanto exercício de afinação. Cada intervalo é tocado três vezes imeditamente a seguir a dois cliques. 

 

Lá-Ré
Descendente
Lá-Ré
Ascendente

Criar +

 

 

Esta canção é a quinta de um conjunto de 7 canções da obra "Canto em ti", concebido e composto para o Cantar Mais pela compositora Sara Carvalho. Poderá ser apresentada em conjunto com as restantes canções do ciclo, num espetáculo que poderá assumir a forma de um teatro musical.

 

 

Neste sentido, partindo de elementos presentes nas letras das canções ou outros inventados, poderá ser acrescentado à interpretação desta canção:

 

  • Diálogo falado;
  • Gestos;
  • Representação;
  • Dança ou movimento;
  • Cenários e adereços;
  • Projeções multimédia;
  • Personagens...

 

Saber +

 

Sobre a compositora Sara Carvalho e a Orquestra Filarmonia das Beiras, que interpretou a peça. 

Sobre a autora do poema, Luísa Ducla Soares.

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

5. Canto

 

No canto da quinta

o melro cantava

um canto no canto

que me encantava.

 

O canto voava

pelos cantos das casas

e os cantos parados

ficavam com asas.

TAGS
Sara Carvalho, Luísa Ducla Soares, animais
A Minha Lista