A melodia está na tonalidade de Lá M e tem um âmbito de 9ª Maior [Si 2 – Dó# 4].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M), 4ª e 5ª (P), 6ª(m) predominando o movimento por graus conjuntos.
A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária e com passagens ocasionais pelo compasso 2/4.
O ritmo é silábico e escrito predominantemente com colcheias, semínimas e mínimas. Assinala-se a existência de ritardando e alterações de andamento como elemento expressivo.
O andamento é Andante Moderato (semínima=95)
A melodia divide-se em cinco partes (ABCDE).
Mantendo a coerência melódica, observada em pequenos motivos ou frases melódicas, o desenvolvimento de cada parte da canção está associado aos versos e palavras de cada estrofe salientando-se dois momentos em que o texto é falado.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd.| ABCDE| Coda.
A canção está organizada em torno de cada frase das estrofes, a que correspondem partes musicalmente próximas mas distintas.
Acompanham a voz nesta canção o piano, a flauta transversal, o baixo fretless e bateria (kit de jazz).
Fui ver ao dicionário dos sinónimos
A palavra mais bela sem igual,
Perfeita como a nave dos Jerónimos
E o dicionário disse-me: NATAL.
Perguntei aos poetas que releio:
Gabriela, Régio, Goethe, Poe, Quental,
Lorca, Olegário... E a resposta veio:
Christmas… Natividad... Nöel... NATAL.
Interroguei o firmamento todo!
Cobra, formiga, pássaro, chacal!
O aço em chispas, o pipeline, o lodo!
E a voz das coisas respondeu: NATAL!
Pedi ao vento e trouxe-me, dispersos,
Riscos de luz, fragmentos de papel.
Cânticos, sinos, lágrimas e versos:
Um N, um A, um T, um A, um L...
Perguntei a mim próprio e fiquei mudo:
Qual a mais bela das palavras, qual?
Para quê perguntar se tudo, tudo
Diz NATAL, diz NATAL e diz NATAL?!