Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Vamos Construir Uma Cidade - 8. Lição Sobre o Ambiente

‘Vamos Construir Uma Cidade’ é um projecto para as escolas do ensino básico concebido a partir da ópera escolar de Paul Hindemith, Wir Bauen Eine Stadt e resultou da criação de uma versão portuguesa que privilegiou os temas de sensibilização ambiental.

 

Na “Lição sobre o Ambiente” várias crianças questionam o professor sobre diferentes temáticas ambientais. Quando a canção termina, há um espaço aberto para que o professor responda, como numa aula, com toda a liberdade e da maneira mais criativa que entender, às perguntas que foram colocadas na canção.

Selecionar versão Vídeo | Áudio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Melodia e acomp.
Pauta
Estrutura da obra

 

Esta ópera compreende canções e partes instrumentais, organizadas da seguinte forma:

 

  • Introdução instrumental – Marcha 1 - Entrada

  • Marcha 2 – Coro

  • Canção “A Casa Amiga”

  • Instrumental – Diálogo I

  • Canção “A Cidade Difícil”

  • Canção “Os Ruídos da Cidade” – parte 1

  • Canção “Os Ruídos da Cidade” – parte 2

  • Instrumental – Diálogo II

  • Canção “A Cidade Nova”

  • Canção “Lição Sobre o Ambiente”

  •  Canção “Canção do Aquecimento Global”

  • Canção “Cantar Pode Fazer Mudar”

  • Marcha - Reprise

Abordagem à obra em contexto escolar

 

"A ópera infantil ou o teatro musical têm características ideais para se constituírem em projectos de toda a escola e poderem ser uma fonte de estímulo para todos os alunos, mesmo para aqueles que não querem cantar, desde que o projecto inclua, à partida, todas as componentes que a produção de um espectáculo deste género requer. Cantar é o princípio, evidentemente. Cantar temas e problemas que afectam o dia-a-dia dos que vivem em sociedade parece-me indispensável. Não faltam temas para desenvolver.

 

A educação cívica, de que nunca é demais falar, a nutrição, a literacia financeira, a crise da sociedade de consumo, isto para falar de temas especialmente actuais, mas praticamente qualquer assunto das próprias disciplinas curriculares poderá também servir para esse fim. Também a diversidade do que se poderá fazer à volta da produção da apresentação final do trabalho é imensa. Os alunos que se sintam desconfortáveis a cantar poderão ter sempre outras alternativas de participação no projecto: tocar um instrumento, dançar, escrever, desenhar, estudar o tema em causa para acções de sensibilização junto dos colegas, auxiliar o corpo docente em tarefas de que se podem responsabilizar seja no aspecto mais criativo ou mais executivo como por exemplo ajudar na concepção e construção de adereços, cenários, guarda-roupa, estudar e compreender os equipamentos técnicos de palco para ajudar posteriormente a montá-los e operá-los, imaginar a divulgação interna e externa do espectáculo e trabalhá-la graficamente, até mesmo procurar financiamento junto da comunidade.

 

A organização de um espectáculo tem o rigor da gestão de uma empresa mas com a vantagem acrescida de reunir sempre aptidões muito diversificadas, tanto artísticas como técnicas mas também administrativas ou indiferenciadas que poderão fazer compreender facilmente às crianças e jovens a importância do trabalho individual e do trabalho de grupo, os conceitos de diversidade e de divisão do trabalho, a necessidade de complementar o estudo teórico com a realização prática e de como todo o conjunto de actividade é essencial para a criação de um produto ou bem comum que é, aqui, a apresentação final do espectáculo."

 

 

(Fonte: Eugénio Sena in Revista de Educação Musical da APEM, nº 136 – Janeiro-Junho 2011, pp.33-42)

Pauta
Letra

8. CANÇÃO

(Lição sobe o Ambiente)

 

(primeira criança)

Senhor professor o que posso fazer?

(segunda criança)

Quero aprender mais

Quero descobrir como é que vou salvar

Não só a cidade mas todo o planeta

Plantas e animais.

(todos)

Quero saber!

 

(primeira criança)

Senhor professor, eu quero aprender

(segunda criança)

Haverá animais que vão desaparecer?

Mas porque será?

Então que fazer?

O que não podemos é deixá-los morrer.

(todos)

Quero saber!

 

(primeira criança)

Senhor professor, eu quero saber

(segunda criança)

Qual será a razão porque há mais calor

E porque será que se ouve dizer

Que os glaciares poderão derreter?

(todos)

Quero saber!

A Minha Lista