A melodia está nas tonalidades de Dó m e Sol m e tem um âmbito de 8ª perfeita [Dó3 – Dó 4].
A construção da melodia engloba elementos das escalas menor harmónica e melódia com passagens cromáticas que enfantizam a sua identidade.
A melodia está escrita no compasso 12/8, quaternário de divisão ternária e em compasso 2/4, binário de divisão binária.
O ritmo é silábico e escrito predominantemente com colcheias e semínimas.
O andamento é Adagietto (Semínima com ponto = 69)
A melodia divide-se em três partes (ABC).
O arranjo segue o plano formal seguinte: Intro | AA | Interl. | BB | Interl. | A´A´| Interl. | CC | Coda ||
A canção está organizada em torno de estrofes diferentes a que correspondem as partes (ABC) musicalmente distintas na relação de intervalos e também nas características de interpretação com a predominância do staccato na frase B, que ascende maioritariamente por graus conjuntos.
O acompanhamento instrumental da obra completa é feito pela Orquestra Filarmonia das Beiras, sendo que nesta canção podem escutar-se as convencionais secções de sopros, cordas e percussão, com evidência do saxofone alto, oboé, flauta transversal e pequenas percussões.
Ser pente
é tão estranho,
disse a serpente.
Para quê tanto dente
sem veneno para matar?
Serpente
é tão estranha,
disse o pente.
Para que servem os dentes
senão para pentear?