Ensinar e aprender esta canção pode ser feito de diversas maneiras e com estratégias diversificadas, como as propostas aqui.
Para O Barquinho apresentamos as seguintes atividades e abordagens.
Nesta canção, o conteúdo do texto corresponde a diferentes ambientes e situações que o barquinho enfrenta:
Na primeira frase melódica da canção ("Um barquinho ligeiro andava // ligeirinho andava no mar"), as palavras ('Um barquinho' e "ligeirinho") têm melodia igual, evoluindo a frase depois de maneira diferente:
"Um barquinho" (Grupo1)
"ligeiro andava" (Grupo2)
"ligeirinho" (Grupo1)
"andava no mar" (Grupo2)
Com este arranjo instrumental da canção, onde se optou por não incluir instrumentos de percussão, pode tornar-se interessante a criação e introdução de ritmos de acompanhamento (usando sons do corpo ou outros instrumentos de percussão).
A melodia da canção pode dividir-se em duas partes, A e B.
Na primeira frase da canção (A), o registo é mais grave, com um final de frase conclusivo (‘no mar’). Com a frase B (‘A nuvem passou...’) acontece o oposto, a melodia começa na mesma nota mas sobe a partir da sua nota mais grave, repetindo o motivo melódico, como que a reforçar o texto. No desfecho ("e os barcos a virar") conclui com uma descida completa, como que a cair, até à tónica (Ré).
Criar uma coreografia simples, introduzindo movimentos contrastantes nas partes diferentes (A ou B) pode ter um resultado interessante e contribuir para a percepção da forma.
O mar tem sido fonte de inspiração para a criação de canções ao longo dos tempos.
Pesquisar repertório que se relacione com esta temática pode ser interessante e enriquecedor, revelando outros géneros e estilos musicais.
Damos aqui alguns exemplos:
Canção do mar - Dulce Pontes
Ao longe o mar - Madredeus
La Mer - Claude Debussy
A canção "O barquinho", tradicional francesa na sua origem, ao ser reescrita e popularizada com texto português afastou-se da temática original de canção de embalar: "Fais dodo". Pode ouvir-se aqui uma versão cantada em francês, com algumas diferenças também a nível melódico, como muitas vezes acontece nas canções de tradição oral.
Um barquinho ligeiro andava,
ligeirinho andava no mar.
Vem a onda, baloiça o barquinho,
e o barquinho faz tchape no mar.
A nuvem passou, o mar se agitou,
o vento a soprar e os barcos a virar.
Vem a onda, baloiça o barquinho,
e o barquinho faz tchape no mar,
faz tchape no mar.