Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Mundo

O barquinho

Canção tradicional francesa (Fais dodo, Colin) com a adaptação que Raquel Simões fez para a língua portuguesa (1) .

Originalmente uma canção de embalar, com texto a condizer, foi aqui transformada numa pequena aventura de navegação protagonizada por um barquinho.

 

(1) in Canções para a Educação Musical, Ed. Valentim de Carvalho, Lisboa

Ensinar e aprender esta canção pode ser feito de diversas maneiras e com estratégias diversificadas, como as propostas aqui.

 

Para O Barquinho apresentamos as seguintes atividades e abordagens.

 

Melodia e texto - ouvir e fazer

 

Nesta canção, o conteúdo do texto corresponde a diferentes ambientes e situações que o barquinho enfrenta:

  • Para uma familiarização e apropriação do texto, podem ensaiar-se declamações teatrais de cada uma das frases, com diferentes entoações expressivas. Experimentar com e sem um ritmo definido, com ou sem acompanhamento áudio.

 

  • Com acompanhamento áudio, dizer o texto com ritmo omitindo palavras previamente selecionadas (por ex.: as que terminam em –inho) praticando a audição interior. Fazer o mesmo invertendo a escolha (dizendo só as palavras anteriormente omitidas).

 

Na primeira frase melódica da canção ("Um barquinho ligeiro andava // ligeirinho andava no mar"), as palavras  ('Um barquinho' e "ligeirinho") têm melodia igual, evoluindo a frase depois de maneira diferente:

  • Para sentir melhor estas semelhanças e diferenças entre o começo igual e o fim diferente de cada um destes versos, pode cantar-se a canção isolando estas partes e cantando-as separadamente. Dividir em dois grupos e atribuir a interpretação de cada parte, alternadamente, poderá ser ainda mais interessante. Com ou sem acompanhamento áudio.

"Um barquinho" (Grupo1)

"ligeiro andava" (Grupo2)

"ligeirinho" (Grupo1)

"andava no mar" (Grupo2)

 

Ritmo e forma - criar

 

Com este arranjo instrumental da canção, onde se optou por não incluir instrumentos de percussão, pode tornar-se interessante a criação e introdução de ritmos de acompanhamento (usando sons do corpo ou outros instrumentos de percussão).

  • Podem, por exemplo, definir-se dois ostinatos rítmicos, semelhantes ou contrastantes. Decidir se são executados alternadamente ou em simultâneo, durante toda a canção ou atribuindo a cada um uma das frases melódicas da canção (A e B) e definir o que fazer em cada parte instrumental (introdução, interlúdio e coda). Depois de ensaiar o acompanhamento, cantar a canção, adicionando os instrumentos aos arranjos instrumentais da canção. (Procurar controlar a sonoridade de modo a integrar-se com o arranjo).

 

A melodia da canção pode dividir-se em duas partes, A e B.

Na primeira frase da canção (A), o registo é mais grave, com um final de frase conclusivo (‘no mar’). Com a frase B (‘A nuvem passou...’) acontece o oposto, a melodia começa na mesma nota mas sobe a partir da sua nota mais grave, repetindo o motivo melódico, como que a reforçar o texto. No desfecho ("e os barcos a virar") conclui com uma descida completa, como que a cair, até à tónica (Ré).

  • Este contraste pode ser evidenciado escolhendo os instrumentos para acompanhar cada parte da canção de acordo com a sua sonoridade, mais grave ou aguda.

 

Criar uma coreografia simples, introduzindo movimentos contrastantes nas partes diferentes (A ou B) pode ter um resultado interessante e contribuir para a percepção da forma.

  • Cada verso duma estrofe tem metade da duração de uma frase melódica. Tendo presente a temática da canção, pode sugerir-se que cada um, representando um barco na água dê uma volta sobre si mesmo (no sentido dos ponteiros do relógio) rodando os pés ao ritmo do tempo da música (4 tempos para uma volta completa) e depois desfizesse a volta (no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, mais 4 tempos), preenchendo o tempo de duração da estrofe. 

 

Saber mais

 

O mar tem sido fonte de inspiração para a criação de canções ao longo dos tempos.

Pesquisar repertório que se relacione com esta temática pode ser interessante e enriquecedor, revelando outros géneros estilos musicais.

Damos aqui alguns exemplos:

 

Canção do mar - Dulce Pontes

Ao longe o mar - Madredeus

 

La Mer - Claude Debussy

 

 

A canção "O barquinho", tradicional francesa na sua origem, ao ser reescrita e popularizada com texto português afastou-se da temática original de canção de embalar: "Fais dodo". Pode ouvir-se aqui uma versão cantada em francês, com algumas diferenças também a nível melódico, como muitas vezes acontece nas canções de tradição oral.

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

O barquinho

 

Um barquinho ligeiro andava,

ligeirinho andava no mar.

 

Vem a onda, baloiça o barquinho,

e o barquinho faz tchape no mar.

 

A nuvem passou, o mar se agitou,

o vento a soprar e os barcos a virar.

 

Vem a onda, baloiça o barquinho,

e o barquinho faz tchape no mar,

faz tchape no mar.

 

TAGS
mar, água, barco, natureza, vento
A Minha Lista