A canção está escrita na tonalidade de Mib Maior.
A melodia tem um âmbito de 9ª Maior [Sib 2 – Dó 4], alternando intervalos de 8ª (P) e 6ª (M), no início das frases, com movimentação predominante por graus conjuntos, de 2ªs (M, m), no desenrolar da melodia.
O movimento melódico, após um salto maior com que se inicia cada frase, é descendente em quase todas as frases da canção, excetuando uma (a penúltima das quatro frases) em que não há salto inicial e que vai subindo sempre, interpolada por saltos descendentes de 3ªs.
A melodia está escrita no compasso 3/4, ternário, de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico, escrito predominantemente com colcheias e semínimas, com ritmos pontuados em algumas situações.
O andamento é Andante moderato [semínima=90].
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes (AB), cada uma com duas frases melódicas.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd.| A B ||
A canção é acompanhada ao piano dando espaço à simplicidade e beleza desta melodia.
A interpretação ao nível do ritmo é menos rígida do que o indicado na partitura, diluindo-se a subdivisão binária do tempo.
No alto da montanha,
pertinho lá do céu,
Havia um castelinho
aonde um rei viveu!
De lá se via o céu,
se via a terra, ao longe o mar!
No alto da montanha,
quem dera lá morar!