O professor explica que se trata de uma canção de dote, tradicional Sul-africana e poderá recorrer à tradução da canção (Tia, abra-me a porta, a chuva está a molhar-me. Tanto aqui como ali, a chuva está a molhar-me.)
Explicitação do termo dote - costume antigo, mas ainda em vigor em algumas regiões do mundo, que prevê a entrega de bens e/ou dinheiro por parte da família da noiva oferecida ao noivo.
Visualização de exemplos como danças tribais, a cappella e contrabaixo, guitarra e voz.
Em roda e ao som da versão áudio Acompanhamento as crianças seguem as indicações do professor.
a) As crianças reagem às indicações dadas pelo professor - movimento:
. Introdução – cabeça baixa;
. AA’– cabeça roda para um lado e para outro com balanço do tronco no 1º tempo de cada compasso;
. B – pulsação marcada dois dedos em palma da mão, B’- pulsação marcada em palmas;
. A A’ – de mãos dadas com os colegas do lado, avançam no 1º tempo de cada compasso;
. B B’– as mãos batem nos joelhos e palmas no 1º e 3º tempo de cada compasso;
. A A’ – de mãos dadas com os colegas do lado, recuam no 1º tempo de cada compasso;
. B B’– marcam o 1º e o 2º tempo de dois em dois compassos com palmas;
. A A’ – continuando a marcação rítmica anterior, avançam no 1º tempo de cada compasso;
. B B’– marca o 1º tempo com os pés e o 2º tempo nos joelhos de dois em dois compassos;
. Coda – dá as mãos ao colega do lado e avança mantendo a marcação 1º e o 2º tempo de cada dois compassos com os pés.
b)– As crianças reagem às indicações dadas pelo professor – execução instrumental:
. Introdução;
. A A’– tamborim - no 1º tempo de cada compasso;
. B – clavas - pulsação em piano; B’ - pulsação, mezzo forte;
. A A’ – tamborim e clavas - - 1º tempo de cada compasso;
. B B’– maracas - no 1º e 3º tempo de cada compasso;
. A A’ – tamborim, clavas e maracas - no 1º tempo de cada compasso;
. B B’– congas, bongós - marcam o 1º e o 2º tempo de dois em dois compassos
. A A’ – congas, bongós, tamborim, clavas e maracas - no 1º tempo de cada compasso;
. B B’– congas, bongós, tamborim, clavas e maracas - marcam o 1º e o 2º tempo de dois em dois compassos
. Coda – interpreta livremente.
O grupo/ turma dividido em dois:
c) – As crianças interpretam a dança e a execução instrumental ao mesmo tempo:
. Grupo dança – em formação de roda;
. Grupo instrumental – juntos por naipe.
A letra - Articulando bem cada uma das sílabas -
a) - as crianças repetem cada uma das partes apresentadas pelo professor:
b) - as crianças repetem cada uma das partes apresentadas pelo professor.
Em pequenos grupos, as crianças criam a sua própria versão, (adaptando letra, instrumentação, dança…), tendo por base versão áudio -voz com acompanhamento;
Destinar sessão para: Apresentação dos trabalhos criados.
Ouvir, analisar e comentar outros arranjos da canção:
- percussão, vozes femininas e brancas;
- versão Jazz;
Mangwene mpulele
kinel waki pula (ha mangwene).
Mangwene mpulele
kinel waki pula.
Le hale mula,
le hale mule,
kinel waki pula (ha mangwene).
Le hale mula,
le hale mule,
kinel waki pula.