Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Mundo

Do widzenia

Do widzenia (adeus) e do zobaczenia (até à vista) são duas expressões de despedida usadas na língua polaca, sendo a primeira expressão a mais formal.

A melodia possibilita uma interpretação em cânone, a quatro partes, como habitualmente é interpretado em formações corais.

Explorando as possibilidades polifónicas (cânone) que a melodia permite, recria-se aqui uma versão da canção com uma sonoridade épica orquestral, inspirada por um imaginário cinemático, com as florestas da Polónia e as imagens do mundo medieval como pano de fundo.

Selecionar versão Vídeo | Áudio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Melodia e acomp.
A cappella
Pauta
Análise musical da canção

Características melódicas

 

A melodia, considerada na tonalidade de Ré menor (natural) e também classificável como modal (modo de lá transposto), tem um âmbito de 8ª Perfeita [Ré 3 – Ré 4].

É constituída por intervalos melódicos de 2ª (M e m), 3ª (M e m), 4ª (P) e 6ª (M).

Na primeira parte (A) há um movimento ascendente a partir da tónica que, na segunda parte (B), se move descendentemente regressando à tónica.

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 3/4, ternário de tempos de divisão binária.

O ritmo está escrito predominantemente em mínimas e semínimas. 

O andamento é Andante Moderato (semínima=100).

 

Forma

Podemos considerar que a melodia se divide em duas partes (A e B) cada qual com duas frases de igual duração (a, b) e (c, d) interpretáveis em forma de cânone com entradas sucessivas.

 

Arranjo/Instrumentação

 

O arranjo, com uma sonoridade épica orquestral a que a música de filmes nos tem habituado quando se trata de recriar cenários da Idade Média, é assumidamente anacrónico do ponto de vista dos instrumentos e timbres utilizados.

Explorando esta liberdade, no arranjo ouvem-se instrumentos não só de diferentes épocas como geografias: o taiko, a guitarra elétrica, os instrumentos orquestrais (cordas, sopros, carrilhão de orquestra e percussões diversas) e as vozes de um coro masculino.

 

 

O arranjo (na versão Voz e acomp.) segue o plano formal seguinte:

Introdução |A |Interlúdio |B | Interl. |(cânone) A B ||

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Do widzenia

 

Do widzenia

Do zobaczenia

TAGS
Polónia, cânone, flauta
A Minha Lista