Quando falamos de cores, em termos musicais, uma das primeiras associações que se faz é ao timbre dos instrumentos.
O que fizemos aqui, e que poderás ouvir de seguida, foi desmontar as 'peças' tímbricas (o som de cada instrumento) que foram usadas para 'construir' o acompanhamento da canção.
Como ponto de partida da exploração, propomos:
Já falámos de timbres e das cores do som.
Vamos agora concentrar a nossa atenção noutras marcas da identidade de uma música.
Vamos meter as mãos nas notas e no ritmo e mostrar-te como uma canção pode vir a ser coisas bem diferentes, determinadas na altura do seu nascimento, ou seja, quando está a ser criada.
O seu criador, o compositor, tem de tomar decisões importantes que vão determinar o carácter da canção.
Vamos, então, vestir a capa de compositor e experimentar quatro possibilidades diferentes que podem definir esta canção.
Vamos, neste exercício de procura e definição da identidade, explorar apenas a primeira frase da canção De colores.
Assim, podes ouvir e comparar cada frase e descobrir melhor as diferenças entre elas:
- Como descreverias o que acontece quando mudamos do modo maior para o menor?
- E o que dirias que acontece ao ritmo, com a alteração da métrica de subdivisão ternária para binária?
Ficaste a saber os nomes que os músicos dão a estas características diferenciadoras (o modo, a métrica).
És, agora, capaz de reconhecer qual daquelas opções corresponde e descreve o De colores que todos conhecemos?
(Será que é a primeira opção, modo Maior com subdivisão ternária do tempo?)
Ouve e confirma ouvindo o arranjo da canção!
De colores,
de colores se visten los campos
en la primavera.
De colores,
de colores son los pajaritos
que vienen de afuera.
De colores,
de colores es el arco iris
que vemos lucir.
Y por eso los grandes amores
de muchos colores me gustan a mí.
[repete]