Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Lusofonia

Mai fali e

Mai fali e é uma canção tradicional de Timor Leste.

Canção muito conhecida em Timor, significa “Volta para casa”, em tétum, dialeto local mais comum em Timor Leste.

É uma canção de embalar em que a mãe chama os seus filhos de volta a casa quando o sol se põe. Também pode ser interpretada com um significado mais abrangente evocando o regresso à ilha natal dos timorenses que partiram.

 

(Tradução livre do poema)

Vem já, volta já / A mãe está a chamar. / O Sol está a pôr-se / A Lua está a brilhar / A mãe está a chamar. / Vem já, volta já / A mãe está a chamar.

GÉNERO MUSICAL

 

Explorar com as crianças o conceito de canção de embalar:

  • o que é uma canção de embalar
  • para que serve uma canção de embalar
  • que canções de embalar conhecem
  • se os pais ou família costumam cantar canções de embalar

Ouvir exemplos de canções de embalar (tradicionais ou outras, por ex. de Brahms).

Cantar a melodia  (ou excerto) de uma canção de embalar conhecida (cantar com e sem texto).

 

TEXTO E RITMO

 

  • Identificação de repetições ao nível do texto: definir gestos e associar a repetições do texto enquanto ouvem a música. Dizer o texto com ritmo acompanhando a música.
    • Ex: mama bolu ita fali e (4x)

 

  • Execução em pergunta-resposta: o professor diz a primeira parte das frases e as crianças completam de acordo com a letra da canção.
    • Ex: professor - mai fali e fila fali e  alunos - mama bolu ita fali e

 

  • Exploração do ritmo do textodividir o grupo e estabelecer um padrão rítmico para cada grupo.
    • Ex: Grupo 1lorun atu tun Grupo 2mama bolu ita / Grupo 3fila fali e
    • Interpretar os padrões estabelecidos separadamente ou combinando-os.
    • Criar uma composição com os padrões rítmicos: definir pulsação, duração das frases e estrutura formal (ex: ABCB).

 

  • Improvisação utilizando expressões do texto: escolher palavras do texto e fazer jogo rítmico de pergunta-resposta (pergunta e resposta com igual duração).
    • Ex: pergunta - mai fali / resposta – fila fali

 

  • Acompanhamento da música: em cada frase da canção selecionar e dizer sílabas com entoação expressiva.
    • Ex: Acompanhamento da 2ª Frase: dizer (percutindo) as sílabas “-tu tun” “-tu sa-” e sussurrar (destacando as sílabas) “mama bolu ita

 

 

MELODIA E FORMA

 

  • Identificação de frases melódicas, sem texto: cantar (ou fazer ouvir) uma frase da canção à escolha ( A, B ou C). Pedir para as crianças repetirem. De seguida, cantar (ou fazer ouvir) toda a canção e as crianças identificam a frase selecionada com um gesto previamente combinado.
A A
B B
C C
B B

 

 

  • Acompanhamento da melodia : em cada frase da canção cantar as sílabas assinaladas do início de cada compasso sustentando e ligando o som.
    • Ex: Acompanhamento da 1ª Frase nas sílabas assinaladas.

 

 

SABER +

 

  • Outros arranjos da canção – ouvir outras interpretações da música e identificar semelhanças ou diferenças a nível de: instrumentos, vozes, género musical, tempo e forma, entre outras. (Ex: interpretação da canção pelo grupo Sete Lágrimas)
Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Mai fali e

 

Mai fali e

fila fali e

mama bolu ita fali e

 

Mai fali e

fila fali e

mama bolu ita fali e

 

Loron atu tun ona

fulan atu sae ona

mama bolu ita fali e

 

Mai fali e

fila fali e

mama bolu ita fali e

 
TAGS
timor, embalar,
A Minha Lista