Nos excertos seguintes é possível escutar instrumentos e ritmos associados às tipologias musicais oriundas do Brasil, tais como a Bossa Nova, Samba ou Capoeira, que foram incorporadas no arranjo desta canção.
Destacamos o Agogo, o Pandeiro e o Surdo.
Sugerimos que se ouça primeiro o excerto denominado Tutti, que integra todos os instrumentos no contexto do arranjo da canção.
Depois, escutando os excertos individuais, procurar identificar e relacionar os padrões e timbres de cada um deles.
Esta canção tem sido cantada e acompanhada das mais variadas formas.
Um modo interessante (e surpreendente) de acompanhar a melodia desta canção, pode ser usando as nossas vozes.
É o que propomos de seguida, usando apenas duas frases (A e B), um desafio ao alcance de todos.
Para facilitar a aprendizagem, separámos cada frase que será aprendida através da audição e com imagens ilustrando o movimento melódico de cada uma das frases.
Vamos começar por ouvir a canção, acompanhada só com as vozes e percussão, para saber como vai soar quando for cantada desta forma.
Vamos agora aprender cada uma das frases.
Há duas vozes em cada frase, uma mais aguda e outra mais grave.
Primeiro a Frase A, que se ouve na Introdução e no Refrão da canção.
Vamos começar pela voz mais aguda: ouve e imita usando o vídeo de apoio.
Ouve e aprende agora a voz mais grave da Frase A.
De seguida, a Frase B, que aparece na Introdução e nas Estrofes da canção.
Aqui está a voz mais aguda:
E aqui, a voz mais grave da Frase B.
Para tornar mais interessante e conclusivo o final das estrofes, a Frase B quando é repetida tem uma pequena variação (umas notas mais rápidas no final) a que chamámos B' e que podes aprender agora:
E a voz mais grave da Frase B':
Depois de aprendidas as vozes de cada uma das Frases, podemos praticar cada parte do acompanhamento vocal, apoiados com o vídeo do arranjo completo para Voz e Percussão (ver acima).
Finalmente, há que juntar mais vozes à nossa e cantar a canção acompanhada a cappella ou com as percussões, usando instrumentos acústicos ou digitais e inspirados pelos ritmos acima apresentados.
Aqui, está a partitura do arranjo a cappella da canção. A cappella a interpretação soa assim:
Eu queria ser balaio,
balaio eu queria ser,
para andar dependurado
na cintura de você.
Balaio, meu bem, balaio,
sinhá, balaio do coração!
Moça que não tem balaio,
sinhá, bota a costura no chão.
Eu mandei fazer balaio
pra botar meu algodão.
Balaio saiu pequeno,
não quero balaio, não.
(Refrão)