Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Lusofonia

Balaio

Canção tradicional brasileira, muito popular no Rio Grande do sul, está associada a uma dança de roda "sapateada" e à tarefa da colheita do algodão. O título surge a partir da imagem criada pelo movimento das saias quando rodam, representativas da cesta utilizada para transportar o referido algodão.

 

Ouvir

 

Nos excertos seguintes é possível escutar instrumentos e ritmos associados às tipologias musicais oriundas do Brasil, tais como a Bossa NovaSamba ou Capoeira, que foram incorporadas no arranjo desta canção.

Destacamos o Agogo, o Pandeiro e o Surdo

Sugerimos que se ouça primeiro o excerto denominado Tutti, que integra todos os instrumentos no contexto do arranjo da canção.

Depois, escutando os excertos individuais, procurar identificar e relacionar os padrões e timbres de cada um deles.

Tutti
Percussões
Pandeiro
Agogo
Palmas
Baixo

 

Cantar e tocar - acompanhar a canção

 

Esta canção tem sido cantada e acompanhada das mais variadas formas.

Um modo interessante (e surpreendente) de acompanhar a melodia desta canção, pode ser usando as nossas vozes.

É o que propomos de seguida, usando apenas duas frases (A e B), um desafio ao alcance de todos.

Para facilitar a aprendizagem, separámos cada frase que será aprendida através da audição e com imagens ilustrando o movimento melódico de cada uma das frases.

Vamos começar por ouvir a canção, acompanhada só com as vozes e percussão, para saber como vai soar quando for cantada desta forma.

Vamos agora aprender cada uma das frases.

Há duas vozes em cada frase, uma mais aguda e outra mais grave.

Primeiro a Frase A, que se ouve na Introdução e no Refrão da canção.

Vamos começar pela voz mais aguda: ouve e imita usando o vídeo de apoio.

 

 

Ouve e aprende agora a voz mais grave da Frase A.

 

De seguida, a Frase B, que aparece na Introdução e nas Estrofes da canção.

Aqui está a voz mais aguda:

 

E aqui, a voz mais grave da Frase B.

 

Para tornar mais interessante e conclusivo o final das estrofes, a Frase B quando é repetida tem uma pequena variação (umas notas mais rápidas no final) a que chamámos B' e que podes aprender agora:

 

E a voz mais grave da Frase B':

 

Depois de aprendidas as vozes de cada uma das Frases, podemos praticar cada parte do acompanhamento vocal, apoiados com o vídeo do arranjo completo para Voz e Percussão (ver acima). 

Finalmente, há que juntar mais vozes à nossa e cantar a canção acompanhada a cappella ou com as percussões, usando instrumentos acústicos ou digitais e inspirados pelos ritmos acima apresentados.

Aqui, está a partitura do arranjo a cappella da canção. A cappella a interpretação soa assim:

 

A cappella
Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Balaio

 

Eu queria ser balaio,

balaio eu queria ser,

para andar dependurado

na cintura de você.

 

Balaio, meu bem, balaio,

sinhá, balaio do coração!

Moça que não tem balaio,

sinhá, bota a costura no chão.

 

Eu mandei fazer balaio

pra botar meu algodão.

Balaio saiu pequeno,

não quero balaio, não.

 

(Refrão)

TAGS
Brasil
A Minha Lista