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Fado

Marcha de Alfama

Fado tradicional com o nome do pitoresco bairro de Alfama e associado às Marchas de Lisboa. Foi escrito por Amadeu do Vale e Carlos Dias. Mantendo a estrutura e identidade frásica, cada fadista interpreta e recria expressivamente cada fado com as suas variações melódicas e rítmicas.

Ouvir +

 

  • Escutar diferentes versões da mesma canção relevando aspectos criativos de cada interpretação.

 

Versão 1  | Versão 2 | Versão 3 

 

 

  • Ouvir e reconhecer os instrumentos que tocam no fado. Neste caso, a formação tradicional composta por Guitarra Portuguesa, Baixo acústico e Guitarra
  • Procurar distinguir e dialogar sobre características tímbricas e de função musical de cada um dos instrumentos.
A
Guitarra Portuguesa
B
Guitarra
C
Baixo acústico
  • Escutar os instrumentos referidos anteriormente, agora em simultâneo.
ABC
Trio

Fazer +

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.

 

3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção, sugerimos por versos. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).

 

4. Utilizar a versão cantada pela fadista para compreender como a melodia se desenvolve.

 

  • Cantar em grupo o refrão, partes B.
  • Alternar solista na estrofe, partes A. 

 

5. Repetir o exercício utilizando a versão com melodia e depois a versão de acompanhamento. 

 

Criar +

 

  • Pesquisar sobre as Marchas populares de Lisboa e criar uma coreografia ou conjunto de gestos para acompanhar a canção.
  • Consultar a secção Tutoriais - Dançar canções onde estão disponíveis sugestões de abordagem ao movimento, exercícios e exemplos práticos. 
Ficha da canção
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Pauta
Letra

Marcha de Alfama

 

Alfama não envelhece 

e hoje parece mais nova ainda

Iluminou as janelas

reparem nelas como está linda

 

Vestiu a blusa clarinha

que é da vizinha é mais modesta

E pôs a saia garrida

que é só vestida em dias de festa

 

Becos escadinhas ruas estreitinhas

onde em cada esquina há um bailarico

Trovas nas vielas e em todas elas

perfume de manjerico

 

Risos gargalhadas fados desgarradas

isto em Alfama é um demónio 

E em cada canto o suave encanto 

de um trono de Santo António

 

Já se não ouvem cantigas 

e as raparigas de olhos cansados

Ainda aproveitam o ensejo 

de mais um beijo dos namorados 

 

Já se não ouvem sinos tocando

galos cantando à desgarrada 

E mesmo assim Dona Alfama

só volta pra cama quando é madrugada

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fado, marcha, Alfama
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