Versão 1 | Versão 2 | Versão 3
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
4. Utilizar a versão cantada pela fadista para compreender como a melodia se desenvolve.
5. Repetir o exercício utilizando a versão com melodia e depois a versão de acompanhamento.
Alfama não envelhece
e hoje parece mais nova ainda
Iluminou as janelas
reparem nelas como está linda
Vestiu a blusa clarinha
que é da vizinha é mais modesta
E pôs a saia garrida
que é só vestida em dias de festa
Becos escadinhas ruas estreitinhas
onde em cada esquina há um bailarico
Trovas nas vielas e em todas elas
perfume de manjerico
Risos gargalhadas fados desgarradas
isto em Alfama é um demónio
E em cada canto o suave encanto
de um trono de Santo António
Já se não ouvem cantigas
e as raparigas de olhos cansados
Ainda aproveitam o ensejo
de mais um beijo dos namorados
Já se não ouvem sinos tocando
galos cantando à desgarrada
E mesmo assim Dona Alfama
só volta pra cama quando é madrugada