Escutar aqui a versão cantada por Camané e aqui a versão gravada por Pedro Galveias.
Ouvir e reconhecer os instrumentos que tocam no fado. Neste caso, a formação tradicional composta por Guitarra Portuguesa, Baixo acústico e Guitarra.
Procurar distinguir e dialogar sobre características tímbricas e de função musical de cada um dos instrumentos.
Legenda: A - Guitarra; B - Baixo; C - Guitarra Portuguesa.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
4. Utilizar a versão cantada pela fadista para compreender como a melodia se desenvolve.
5. Repetir o exercício utilizando a versão com melodia e depois a versão de acompanhamento.
Vendedeira que apregoas
Entre muitas coisas boas
Uma vida de cansaço
Rua abaixo, rua acima
Ligeireza de menina
Com vaidade no teu passo
Hoje fruta, amanhã flores
Ao sabor dos teus amores
Tua voz tu vais moldar
Ora triste, ora contente
Se a falar ficas diferente
Não te negas a mostrar
No inverno és calor
Com certeza sem favor
Nunca paras com o frio
O teu lenço cai no xaile
Como quem dança no baile
Num perfeito desvario