Escutar a versão cantada por Argentina Santos.
Escutar outra versão da mesma estrutura musical cantada por Helder Moutinho mas com poema diferente.
Ouvir e reconhecer os instrumentos que tocam no fado. Neste caso, a formação tradicional composta por Guitarra Portuguesa, Baixo acústico e Guitarra.
Procurar distinguir e dialogar sobre características tímbricas e de função musical de cada um dos instrumentos.
Legenda: A - Guitarra; B - Baixo; C - Guitarra Portuguesa.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
4. Utilizar a versão cantada pela fadista para compreender como a melodia se desenvolve.
5. Repetir o exercício utilizando a versão com melodia e depois a versão de acompanhamento.
Há quem recorde o passado
Com um desgosto profundo
De ter amado. Porém, amar,
Amar não é um pecado.
Pecado é andar no mundo
Sem ter amor a ninguém.
O coração que namora
Sente o perfume da flor
E o doce encanto do ninho.
Ai do coração que chora
Por uma gota de amor
E morre sem um carinho.
Pelo muito que tenho amado
Eu não estou arrependida,
Meu amor, porque, sei bem,
Amar não é um pecado.
Pecado é andar no mundo
Sem ter amor a ninguém.