Composição de Nuno J. G. Jacinto sobre um poema de Luísa Ducla Soares, canção premiada com o 2º lugar no 1.º Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Musical e apoiado pelo INATEL.
Nas palavras do compositor, "o poema de Luísa Ducla Soares pretende reportar o absurdo de um menino que queria tudo ao contrário, reportando à casmurrice que às vezes pauta em alguns dos pequeninos que conhecemos. É um retrato engraçado e apelativo à imaginação. Desta feita, a criação musical aqui proposta pretende criar num ambiente alegre e animado, um “absurdo”, através da inversão – a provocação do contrário - de vários elementos musicais que encontramos tradicionalmente na música tonal, em quadratura e na música para crianças."
OUVIR
Movimentos sonoros contrários.
FAZER
Na secção Ensinar e Aprender encontrará um conjunto de sugestões, técnicas e estratégias para ensinar uma canção.
Pelas características únicas de cada canção, cada criança, grupo ou contexto, as formas de fazer serão diversas, neste caso, sugerimos:
- Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
- Relacionar as canções com a vida do dia a dia.
- Com as crianças em círculo, introduzir o texto da canção: o professor diz uma frase, com o ritmo, e as crianças repetem.
- Repetir esta estratégia para a aprendizagem da melodia da canção.
- Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.
- Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos, improvisando eventuais acompanhamentos para as canções.
Pelas suas particularidades rítmicas e melócicas.
- Escutar frase a frase por forma a interiorizar a melodia.
- Dizer as frases ritmicamente.
- Na última frase, alertar para a alteração do andamento.
CRIAR
Inventar uma letra "surrealista" para a canção, ou inventar uma canção a partir do mesmo conceito de absurdo e de invulgar.
- Escrever palavras de trás para a frente
- Dizer palavras ao contrário
- Juntar sílabas de palavras diferentes
- Substituir palavras ou frases por outras.