Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Autor

O relógio de sala

Canção de Eduarda Ferreira com poema de João Pedro Mésseder distinguida com Menção Honrosa no 4º Concurso de Composição de Canções para Crianças promovido pela APEM. 

 

Ouvir

 

Partindo das ideias de relógio e tempo associadas à música, escutar diferentes abordagens e exemplos.​

 

 

Fazer 

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.

 

3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção, sugerimos por versos. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior). 

 

4. A imagem seguinte corresponde ao excerto extraído da parte do piano que se ouve na introdução e interlúdio da canção. Na primeira pauta, os acordes, e, na segunda, uma representação visual adaptada.

 

  • Escutar o exemplo A e identificar visual e auditivamente o que está representado. A frase ouve-se quatro vezes sendo que os "Tic Tac" se ouvem nas segunda e quarta vezes. 
  • Cantar interiormente os Tic Tac para compreender e assimilar o tempo. 
  • Repetir o exercício utilizando a voz.
  • Utilizar o bloco de dois sons ou outro instrumento para acompanhar os "Tic Tac" conforme o exemplo, tocando as segunda e quarta vezes. 
  • Repetir tocando as quatro vezes.
  • Utilizar a versão cantada para praticar e compreender a forma da canção.

 

A
Tic Tac

Criar +

 

  • Articulando com as áreas da Expressão Dramática e da Dança procurar criar um conjunto de movimentos, coreografia ou encenação associados às ideias expressas relativamente ao tempo e andamento. 
  • Utilizando o excerto B, improvisar movimentos, sons ou palavras reinterpretando a ideia de tempo expressa na canção.  

 

B
O tempo
Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

O relógio de sala

 

O relógio persegue o tempo,

admira-lhe a cor dos cabelos

e a maneira certa de andar.

Mas pára por vezes sem corda

e as horas se descontrolam.

Quem lhe abre o coração

pergunta-lhe então pelo tempo

e ouve um suspiro magoado.

Em silêncio dá-lhe corda

e as horas entram na roda.

O tempo sabe esperar.

TAGS
Tempo, relógio, João Pedro Mésseder, Eduarda Ferreira
A Minha Lista