A melodia cantada por Mariana Secca está na tonalidade de Lá M (com sugestões a lá menor ou ao modo de lá, pelo aparecimento do 3º e 6º graus descidos) e tem um âmbito de 8ª P [Sol#2 – Sol#3].
Foi transposta para Dó Maior [Si2 – Si3], para estar num registo mais confortável para as crianças cantarem e que facilita a execução de acompanhamentos ao piano e sobretudo noutros instrumentos.
A primeira, a segunda e a última frases são constituídas quase exclusivamente por graus conjuntos (com um ou outro uníssono, 3m, 3M, 4P, 5P ou 6m); a terceira frase também tem maioritariamente graus conjuntos, mas com várias 3m, 3M e 4P.
A primeira e a última frases (iguais) são conclusivas, terminando na função de tónica e com o 1º grau melódico no final das frases. A segunda e a terceira frases acabam com cadências à dominante com, respectivamente, os 2º e 7º graus melódicos a terminar cada uma das frases.
A melodia está escrita no compasso 3/4, ternário de tempos de divisão binária. No entanto a interpretação transforma alguns pares de colcheias em tercinas de dois sons (semínima e colcheia), normalmente chamados de galope ou inégale, com uma variação rítmica comum na música dita ligeira.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, com mínimas ou mínimas pontuadas nos finais de motivos melódicos e frases, que por vezes são precedidas de motivos compostos por semínima com ponto de aumentação e colcheia.
O andamento é moderado (Andante), sem variações.
Possível forma ternária (ABA).
A canção tem 4 frases e uma coda, de 8 compassos cada uma, pelo que a forma poderia ser descrita como ABCA coda. Como o material melódico do início se repete no final, e dada a construção das 2º e 3º frases, compostas pela junção de motivos de 2 compassos e com finais suspensivos (cadência à dominante no final de B e C), pode classificar-se a forma como ternária, com a seguinte constituição:
A (8 compassos) B (8+8 compassos) A (8 compassos) Coda (8 compassos) = A B A
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. | A B A | Coda
A introdução é feita pelo piano a solo, que depois acompanha toda a melodia cantada com valores rítmicos da pulsação ou mais longos, sugerindo uma valsa muita lenta, criando a atmosfera calma e tranquilizante que uma canção de embalar exige.
Fecho os olhos devagar
E começo a dormir
Oiço a voz da minha mãe que está aqui
“Nos meus braços estás em paz
Não duvides, meu amor
Ouve a voz da tua mãe que está aqui
Não há nada que vá
Assustar-te, meu bem
Estás seguro aqui
Nos meus braços de mãe”
Fecho os olhos devagar
E começo a dormir
Oiço a voz da minha mãe que está aqui
(Uh...)