A melodia está no modo de Dó (Jónio) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Dó 3 – Dó 4].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M) e 4ª P, tendo uma 5ª Perfeita na ligação entre motivos.
A melodia está escrita no compasso 4/2, binário de tempos de divisão binária, no compasso de 3/2, ternário de tempos de divisão binária e 5/2, quinário de tempos de divisão binária, todos com a mínima como unidade de tempo.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e mínimas, com pausas ou semibreves nos finais de frases. De notar os valores sincopados e a célula [mínima com ponto de aumentação + semínima] por oposição à célula [mínima + pausa de semínima + semínima], com que termina um motivo e começa outro, em anacruse.
O andamento é lento (Adagio), sem variações.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem, sendo a parte A constituída por (abcdd) e a parte B, que se repete, por (eff’g). O plano formal é então ABB, repetindo-se também o texto na repetição de B.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABB.
Recria uma sonoridade renascentista, mas incluindo timbres estranhos à música antiga.
As linhas melódicas da polifonia original são interpretadas, neste arranjo, por diferentes instrumentos.
Venid a sospirar
al verde prado
al verde prado
Comigo zagalejos
Comigo zagalejos
y vos pastores
Pues muero sin morir
de mal damores
de mal damores
de mal damores