The Cantar Mais Glossary is organised alphabetically and its aim is to provide readers with a concise definition in each and every entry, for a quick, but clear, understanding of a large number of musical terms as well as other kinds of jargon typically associated with the wide range of artistic practices and performances proposed on our website, namely on the several songs pages to be more precise.
We have endeavoured to adapt and make each and every entry easy to grasp (or tumble to!), so that the whole glossary may serve as a handy tool for all users, whether or not they are musically trained, for instance; and of course, scientific validity has been kept, irrespective of our deliberate simplification here.
As often as not, our glossary team borrowed ‘a bit heavily’ from Michael Kennedy’s Oxford Dictionary of Music, (Lisbon, D. Quixote Publications, 1994), as well as Tomás Borba and Fernando Lopes Graças’ s Dictionary of Music I and II (2nd and 3rd editions - 3rd edition (Mário Figueirinhas Editor, 1996).
Melodia ou conjunto de sons melódicos que servem de ponto de partida para a composição de uma obra, ou de parte dela, com sentido completo e individualidade bem reconhecível.
É o material sonoro condutor em determinados géneros e estilos de composição.
Pulsação ou unidade de medida da pulsação rítmica musical.
Os maestros marcam os tempos de um compasso; o bater do pé ou os estalos de dedos ao ouvir um música são feitos a tempo ou a contratempo, por exemplo.
O termo Tempo, é utilizado em Itália para designar a pulsação ou mesmo compasso, como se vê no exemplo seguinte: “Il Terzo movimento della sonata è un Rondò con andamento di ”Allegretto” in tempo quattro quarti”, ou seja, no compasso 4/4).
O termo italiano, Tempo, é usado nos países anglófonos para designar o que se traduz em português ou em italiano como Andamento (lento, moderado ou rápido) em que se executa uma obra. Isso tem conduzido a más utilizações terminológicas em Portugal. De notar que o “andamento” de uma Sonata ou de uma Sinfonia, é denominado em italiano por “movimento” e em inglês por “movement”, o que também tem conduzido a erros terminológicos.
Composição escrita para três vozes, normalmente acompanhadas por piano ou orquestra.
É um termo que tem caído em desuso e que é atualmente menos usado do que o termo Dueto (correspondente a duas vozes).
A composições escritas para três instrumentos, ou dois instrumentos e voz, dá-se geralmente a designação de trio.
Refere-se à densidade sonora, à maior ou menor quantidade de sons (ou timbres) simultâneos. Qualidade global do som de uma obra musical, frequentemente definida pelo número de vozes ou partes na música e na relação entre elas. Relaciona-se com a estruturação das linhas melódicas, a melodia e o acompanhamento, a orquestração, entre outros.
Característica do som, (como a sua altura, duração ou intensidade), que determina a “cor” (tone color, “cor do som”, em inglês) desse som, de uma voz ou de um instrumento.
É a qualidade ou característica do som que nos permite identificar e distinguir cada fonte sonora.