Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

World

Bastiana

Bastiana é uma canção tradicional de Macau.

Canção de amor com letra, em patuá (crioulo macaense).

Fala das consequências divinas de amores não correspondidos que Deus castigaria 'fazendo-te os olhos tortos'.

AUDIÇÃO e SOCIALIZAÇÃO

 

Com a versão áudio voz e acompanhamento:

 

  • as crianças escolhem um par.
  • as crianças passeiam ao som da música em espaço amplo;
  • o professor pára a música no final de cada AB;
  • as crianças trocam de par a cada paragem e continuam o “passeio”:
  • realizam a atividade duas vezes.

As crianças realizam a mesma atividade com as seguintes alterações:

  • o professor para a música no fim de cada A e no final de cada B.
  • as crianças são direcionadas para a formação de uma roda, durante a introdução;
  • a roda gira para um lado no início da parte A, mudando de direção a cada início de A;
  • terminada a música, as crianças são convidadas a sentar em roda.

 

TEXTO E RITMO

 

Em roda:

  • o professor apresenta o 1º texto da canção seguido (AB).
  • o professor repete a apresentação da 1ª letra, pedindo às crianças que digam a palavra Bastiana no decorrer da apresentação (incentiva com um sinal).
  • as crianças repetem o texto frase por frase.
  • a mesma sequência para as outras letras.

 

MELODIA E FORMA

 

Em roda com a versão áudio melodia e acompanhamento

  • as crianças sussurram a letra sobre o áudio.
  • canta-se a canção, com o acompanhamento áudio mas apenas o 1º texto.
  • as crianças ouvem a versão Bastiana - Sete Lágrimas.
  • solicita-se a intervenção das crianças no que à “análise” da audição respeita (diferenças: vocais, tímbricas, texto…; semelhanças: ritmo, melodia, forma…).

 

Ao som da versão Bastiana - Sete Lágrimas e com instrumentos de percussão de altura indeterminada disponibilizados no espaço:

 

  • as crianças acompanham a música de forma livre/criativa utilizando os instrumentos.

Com a versão áudio melodia e acompanhamento:

  • Introdução – trocam de instrumentos entre si/ escolhem novos instrumentos;
  • 1ª repetição - cantam a 1ª letra;
  • 2ª repetição – executam livre mas com preocupação musical;
  • 3ª repetição - cantam a 3ª letra;
  • 4ª repetição - executam livremente mas com preocupação musical.

 

As crianças agrupadas por famílias de instrumentos (madeiras, metais e peles):

  • todos marcam o 1º tempo do compasso;
  • todos marcam a divisão à colcheia;
  • todos aprendem e marcam ostinato rítmico (semínima pontuada, colcheia)

 

Após a Introdução:

 

  • 1ª repetição - cantam a 1ª letra;
  • 2ª repetição – metais marcam o 1º tempo do compasso e madeiras fazem a divisão;
  • 3ª repetição - cantam a 3ª letra;
  • 4ª repetição – juntam aos instrumentos da 2ª repetição, as peles fazendo ostinato rítmico aprendido.

 

SABER MAIS

 

Ouvir outra interpretação da canção Bastiana pelo Ensemble Peregrinação

  • descobrir a grande diferença - (cantada a cappella)
  • conversar sobre as vozes

 

Song pdf
Download
Score
Lyrics

Bastiana

 

Quin quêrê amôr, Bastiana,

Prêcisa considérá

Amôr nunca sam brinco, Bastiana

Pêgá torná largá.

 

Quin quêrê pâ iôo, Bastiana,

Tánto ancusa lôgo dá

Apa, mútchi, côco, Bastiana

Pipis, cátuapá.

 

Iôo quêrê pâ vôs, Bastiana,

Vôs quêrê pâ ôtro

Dêus lôgo cástigá, Bastiana,

Fazê vosso ôlo tôrto.

 

Arvrê di papaia, Bastiana,

Pê já nàcê rabo,

Vêlo, vêlo olá rapariga, Bastiana

Boca còrê babo.

 
TAGS
Patuá Macau Gongo Guzeng
A Minha Lista