This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

Lusophony

Mai fali e

Mai fali e é uma canção tradicional de Timor Leste.

Canção muito conhecida em Timor, significa “Volta para casa”, em tétum, dialeto local mais comum em Timor Leste.

É uma canção de embalar em que a mãe chama os seus filhos de volta a casa quando o sol se põe. Também pode ser interpretada com um significado mais abrangente evocando o regresso à ilha natal dos timorenses que partiram.

 

(Tradução livre do poema)

Vem já, volta já / A mãe está a chamar. / O Sol está a pôr-se / A Lua está a brilhar / A mãe está a chamar. / Vem já, volta já / A mãe está a chamar.

Select format Video | Audio:
Voice and accomp.
Accompaniment
Melody and accomp.
Pauta
Análise musical da canção

 

Características melódicas

 

A melodia, tonal e com âmbito superior a uma oitava (Lá2-Sib3), é construída sobre uma escala diatónica maior (Sib), constituída por 4 frases de igual duração que se repetem. Duas das frases melódicas (2ª e 4ª) são iguais, não parecendo, contudo, sentir-se como um refrão. Neste conjunto de frases, o contraste melódico mais evidente é representado pela 3ª frase, mesmo em termos de texto, já que, à exceção desta, o verso é sempre o mesmo. Nesta 3ª frase sente-se maior movimentação, como que uma miniatura de desenvolvimento temático e harmónico que se distancia das primeiras frases, para depois ser resolvido com um regresso à repetição do texto e da melodia da 2ª frase da canção.

Do ponto de vista da construção melódica, repete-se o recurso a arpejos de acordes (2ª/4ª frases) e, no caso da 3ª frase, a repetição de uma sequência melódica descendente ajuda a criar a identidade desta frase, sendo a única que não é conclusiva (não termina na tónica).

 

           

Características rítmicas

 

Com uma métrica em compasso binário simples, e um tempo moderado, uma das principais características desta canção é a repetição rítmica de frases inteiras (1ª, 2ª e 4ª) que parece fazer parte de uma fórmula para embalar quem vai adormecer, criando uma espécie de rotina rítmica que só pelo meio (3ª frase) é quebrada, mas apenas ligeiramente, dado que até nessa frase há repetições rítmicas. De notar que cada frase termina com uma nota longa e uma pausa que ajuda a definir os quatro momentos da canção. A última frase termina com um retardando.

 

 

Forma

           

Constituída por três frases melódicas distintas (A B C) que se repetem (AA BB CC BB), uma delas interpoladamente (B). A estrutura do texto, uma estrofe com 4 versos, também assenta na repetição do mesmo verso 3 vezes (aaba).

 

 

Arranjo/Orquestração

 

O arranjo, na tonalidade de Sib Maior, em métrica binária simples, inclui uma introdução e uma volta completa da canção, sem interlúdios.

Os instrumentos (contrabaixo de cordas e piano sintetizado) que acompanham a melodia tocada pelas trompas, ao fundo, recriam um ambiente de simplicidade e suavidade. O acompanhamento harmónico, aparentemente simples, inclui citações da linha de baixo da ária da 3ª suite orquestral de J S Bach (BWV 1068). Na secção mais distinta da canção (3ª frase) o acompanhamento também é diferente, interrompendo-se o ‘caminhar’ do contrabaixo. Por outro lado, há maior tensão harmónica com o uso de acordes diminutos e aumentados. A concluir o acompanhamento desta canção de embalar, desaparece o apoio dos graves e um ritardando anuncia o fim.

Song in pdf
Download
Score
Lyrics

Mai fali e

 

Mai fali e

fila fali e

mama bolu ita fali e

 

Mai fali e

fila fali e

mama bolu ita fali e

 

Loron atu tun ona

fulan atu sae ona

mama bolu ita fali e

 

Mai fali e

fila fali e

mama bolu ita fali e

TAGS
Timor
My List