Explorar os conceitos opostos de staccato/legato cantando a canção da seguinte forma:
Realçar o caráter mais pausado das 1ª e 4ª frases e o caráter mais agitado das 2ª e 3ª, realizando o seguinte movimento enquanto escutam ou cantam a canção:
Um pequeno grupo interpreta a parte do caracol, cantando a frase “Vou à loja do senhor Adão comprar um girassol; com tanto sol ninguém aguenta o verão”; os outros cantam as restantes frases.
Explorar movimentos corporais que expressem os conceitos de staccato e legato com exemplos de repertório.
Realizar a leitura dos restantes poemas do livro;
Realizar a audição dos mesmos poemas musicados por Fernando Lopes-Graça para voz e piano (Sugestão: Aquela nuvem e outras, 22 canções para crianças, interpretação de Beatriz Cunha – voz e Jaime Mota – piano, Edição Fundação Casa da Música, 2009).
Caracol, caracol,
onde vais com tanto sol?
Vou à loja do senhor Adão
comprar um girassol;
com tanto sol
ninguém aguenta o verão.
Adeus, adeus, caracol,
tens razão,
sem guarda sol
ninguém aguenta este sol.