Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Authored songs

Senhor polícia

Composição de Salomé Fonseca sobre um poema de António Mota, canção vencedora do 2º Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Musical e apoiado pelo INATEL.

OUVIR

 

Escutar a versão "Voz e acompanhamento" e identificar nesta peça o coro, enquanto elemento que interpreta a melodia e o texto, e o piano enquanto instrumento de acompanhamento e suporte do cantar.

 

Para um melhor conhecimento do piano, ver este vídeo [em inglês] sobre a sua construção e características diversas. 
Neste site está diponível um pequeno jogo com peças para piano muito conhecidas. O objetivo do jogo é "interpretar" as peças utilizando uma tecla do teclado do computador. 

 

Sobre o coro, e diferentes sonoridades, propomos alguns exemplos para escutar e debater a estética:

 

Ave Verum Corpus - Mozart 

Palestrina - Missa Papae Marcelli  

Ligeti - Vox aeterna

Koyu No Tebulul - Ateneo de Manila College Glee Club

 

FAZER 

 

Na secção Ensinar e Aprender encontrará um conjunto de sugestões, estratégias e formas de fazer diversificadas. Para esta canção sugerimos alguns passos: 

 

  • Ouvir a canção com a partitura de forma a apropriar-se da música.
  • Identificar as frases melódicas de cada canção.
  • Verificar a relação do texto com o ritmo e com a melodia.
  • Cantar a canção.
  • Cantar a canção com o acompanhamento áudio de forma a interiorizar o tempo e a estrutura da canção.

 

 Para trabalhar outros aspetos da canção:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre (voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica (voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado, mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Repetir esta estratégia para a aprendizagem da melodia da canção.
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
  • Para auxiliar a aprendizagem da canção e aprender a estrutura musical (forma), podem associar-se a partes iguais movimento/gestos semelhantes.
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes da canção.

 

CRIAR

 

Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos, improvisando eventuais acompanhamentos para a canção.

A partir do texto da canção, inventar um conjunto de gestos, ou sons, que poderão acompanhar ou substituir palavras e expressões da canção.

 

Song pdf
Download
Score
Lyrics

Senhor polícia

 

Senhor polícia venha cá,

Venha ver

Mas sem demora:

O gato da Dona Rosa

Comeu o maior peixe

Da canastra da Dona Aurora

 

Senhor polícia venha cá,

Venha ver

Como isto é:

O cão do Senhor Antunes

Comeu o maior bife

Do Talho da Dona Zé 

 

Senhor polícia venha cá,

Venha ver

P'ra tomar nota:

O Papagaio do Senhor Prestes

Que se chama Barnabé

Fugiu da barbearia

E entrou, pelo seu pé

Na casa da Dona Berta

 

Senhor polícia venha cá, 

Venha ver

Como isto é:

Um bairro tão sossegado

A fazer tanto banzé

TAGS
profissões polícia
A Minha Lista