A melodia está no modo de Lá (Eólio) transposto para Dó e tem um âmbito de 7ª menor [Dó 3 – Sib 3].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), de 3ª (m e M) e uma 4ª P na ligação entre motivos.
A melodia está escrita em compasso ternário, de tempos de divisão binária (3/4) intercalando com o compasso binário de tempos de divisão ternária (6/8), dando a sensação auditiva de uma hemíola de andamento moderado.
O padrão rítmico da música assenta na repetição de mínima-semínima e semínima-colcheia.
Forma ternária (ABA).
Podemos considerar que a melodia tem duas partes, com frases iniciais distintas (A e B) que se repetem de acordo com o seguinte plano formal: ABBA. Quanto ao texto e à sua métrica, estamos em presença de uma redondilha maior formada por versos de 7 sílabas “Na /fom/te es/ta /Li/a/nor/”.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABBA.
As partes mais graves da partitura vocal original são aqui substituídas pelos instrumentos, preservando o contexto harmónico. A instrumentação, onde se incluem instrumentos atuais (contrabaixo de cordas e guitarra clássica) evoca, ainda, de algum modo a sonoridade de música antiga resultante do recurso a instrumentos de percussão e de sopro (flauta medieval) tradicionais europeus.
Na fomte esta Lianor
Lavamdo o pote chorando
He as amigas preguntando
Vistes la ho meu amor
vistes la ho meu amor
Nenhuma lhe da rezão
De que ela fique contente
de que ela fique contente
Porque não no ter presente
Iso lhe da mais payxão
iso lhe da mais payxão
Ho caminho esta olhando
Cos olhos que lhe dão dor
E as que vinhão preguntando
Vistes la ho meu amor
vistes la ho meu amor