Conversar com o grupo sobre o conceito de Música Antiga:
Situá-la cronologicamente no tempo;
Enquadrá-la historicamente;
Contextualizá-la socialmente;
Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;
Ouvindo a versão áudio voz com acompanhamento tentar identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção (por exemplo o alaúde);
Procurar encontrar e estabelecer as diferenças entre música antiga e a música atual (contemporânea).
Adaptar o texto em português antigo para o português atual e conversar sobre o seu significado;
Dizer o texto sem andamento pré-definido até que o grupo o aprenda em termos de pronunciação e dicção;
Estimular a memorização da canção através da alternância e troca das várias partes do texto por grupos diferentes.
Ler o texto com o andamento definido na partitura, ouvindo ao mesmo tempo a versão áudio – voz com acompanhamento;
Omitir palavras previamente combinadas para assim melhor facilitar a memorização frásica;
Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e posteriormente do ritmo da canção;
Trautear a melodia, sem texto, por frases repetindo de forma expressiva e variada até que o grupo interiorize a melodia, acrescentando-lhe a letra posteriormente;
Dividir o grupo em função da forma da música (ABBA), um grupo canta a parte A e o outro a B e depois trocam e posteriormente todos cantam toda a canção;
Cantar a canção com a versão áudio melodia com acompanhamento interpretando várias intensidades (p, mf e f);
Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;
Cantar a canção à capella (sem acompanhamento) para terem uma melhor perceção da afinação;
Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia executados por alunos que não a cantem.
Acompanhar a canção com instrumentos de percussão da sala de aula e/ou sons corporais que possam assemelhar-se ou complementar alguns usados nas gravações ouvidas e/ou visionadas;
Cantar a canção associando a sua pulsação ao movimento livre e indiferenciado que a mesma induz a cada um dos alunos, explorando-a enquanto indutora de liberdade interpretativa e criativa;
Cantar melodias improvisadas por cima da versão áudio - acompanhamento, estimulando assim a criatividade individual e em grupo.
Ouvir músicos especialistas e profissionais a tocar esta canção e este género musical.
Usar o texto, recorrendo à cor dos olhos, alterando-a para outras cores comuns, estimulando assim a representatividade de todos os alunos na letra da canção.
Minina dos olhos verdes,
Porque me não vedes,
porque me não vedes,
porque me não vedes?
Vede-me senhora,
Olhai que vos vejo.
E que meu desejo
Creçe d'ora em ora.
Serdes crua agora
Não hé d'olhos verdes
Pois que me não vedes,
pois que me não vedes.